Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 82 
ontem: 247 
este mês: 14057 
este ano: 64036 
total: 3401092 
último:
 
actividades > biblioteca

Artes & Ofícios – Construtor Naval




 

Artes & Ofícios é uma atividade de exploração de ofícios de ontem e de hoje, colocando as crianças e jovens em contato direto com vários profissionais, para que possam conhecer a realidade laboral do nosso quotidiano.
Esta Artes & Ofícios vai dar a conhecer a arte da construção naval, com o Mestre José Viana, responsável pelo serviço de recuperação e restauro do Barco Salva-Vidas “Cego do Maio”, recuperação que decorreu no interior do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

JOSÉ DOS SANTOS VIANA
“Mestre de Construção Naval"

Nascido na Póvoa de Varzim a 22 de setembro de 1946
Filho e neto de pescadores
Terminou a escola primária, começou a trabalhar aos 11 anos como aprendiz de carpinteiro no Sr. António Magalhães, na rua da Cordoaria.
Aos 14, já com a idade legal para ingressar no mundo laboral (na altura), mudou-se para os Estaleiros Samuel & Filhos em Vila do Conde.
Nos Estaleiros Samuel & Filhos aprofundou o seu conhecimento, nomeadamente na Sala do Risco, experiência que lhe permitiu um domínio técnico de todas as fases da construção de uma embarcação.
Aos 17 anos partiu para Moçambique onde continuou a exercer a atividade de construção naval artesanal. Construiu algumas embarcações de pesca e noutras prestou o serviço de transformação e modernização, como por exemplo a substituição de popas.
Entre 1967 e 1970 fez o serviço militar e depois casou. Em 1970 instalou o seu próprio estaleiro naval, no local de Catembe, Lourenço Marques (atual Maputo – Moçambique). Desde a sua chegada a Moçambique até 1975 construiu 7 embarcações de pesca tendo a atividade sido dedicada essencialmente à reparação e modernização. Em 1975, no último dia do ano e devidos às circunstâncias da descolonização regressou a Portugal.
Em 1976 montou o seu estaleiro naval denominado Estaleiros Navais Irmãos Viana, Lda., em sociedade com o seu irmão António Viana, no porto de pesca da Póvoa de Varzim, mantendo sempre a construção e reparação naval de embarcações de todo o tipo de pesca costeira e local em madeira, aço ou alumínio, estando focalizada essencialmente para o mercado nacional.

É o único projetista das embarcações construídas e alteradas ou modernizadas na empresa. Nos anos 90 deu Formação Profissional em Construção Naval – formação teórica e prática da arte (fases de construção, carpintaria e calafate) nas instalações da empresa numa parceria com a escola profissional Forpescas – delegação de Matosinhos. Até aos dias de hoje, dedica-se à atividade principal da empresa: a construção, reparação, modernização naval e gestão da Irmãos Viana, Lda. No ano 2018 teve o prazer de prestar o serviço de recuperação e restauro do emblemático Barco ‘Salva-Vidas Cego do Maio’ com todas as técnicas construtivas deste tipo de embarcação, recuperação esta que decorreu no interior do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. Nos seus tempos livres constrói ‘pequenas’ embarcações à escala e sempre com o recurso às técnicas reais da construção naval sendo que nunca ‘fecha’ a peça para que se possa visualizar o processo construtivo. Possui alguns modelos de embarcações de pesca de diferentes épocas sendo que de momento está a construir uma réplica da Nau Quinhentista que se encontra fundeada em Vila do Conde.



31 de Maio 2019, sexta, 10h30

Biblioteca Municipal Rocha Peixoto




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]