Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 452 
ontem: 2440 
este mês: 12510 
este ano: 62489 
total: 3399545 
último:
 
história local > bibliotecas digitais > Alfredo Pinto
Alfredo Pinto : Publicista e jornalista [1881-1956]

[ Bilioteca Particular ]

[ Poveiro Adventício ]

[ na Imprensa Local ]

[ Folheto ]

[ + bibliotecas digitais ]

 
Biografia

Publicista e jornalista nascido em Murça. Serviu a I República como chefe de gabinete de vários ministérios, tendo exercido o cargo, pioneiro, de Provedor da Assistência Pública. Em 1913 foi eleito vereador da Câmara Municipal de Lisboa e, em 1925, nomeado director do Instituto Nacional do Trabalho. No âmbito destas funções desenvolveu uma meritória acção de defesa dos interesses e do prestígio das instituições de previdência e mutualismo existentes em Portugal, como aconteceu com a Associação Mutualista da Póvoa de Varzim e, mais tarde, com a Beneficente e a Fúnebre Familiar.

Em 1933, a convite do jornal “O Século”, elaborou a História do Mutualismo em Portugal, conferência realizada na Associação Comercial da Póvoa de Varzim e logo reproduzida na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Escreveu para a “Revista de Portugal Económico, Monumental e Artístico” um notável ensaio monográfico sobre a história da sua terra natal.

Da sua intensa actividade cívica e associativa destaca-se a organização, no Porto, do I Congresso dos Empregados do Comércio, em 1901 e a intervenção negociadora que o distinguiu na “grave crise de trabalho dos marítimos do porto de Lisboa”, ocorrida 1916 no auge, directamente consequencial, da I Grande Guerra (1914-1918).

O seu relacionamento com a nossa terra, já marcado, com toda a certeza, na tradicional predilecção transmontana pela “Póvoa do Mar”, emerge, ademais, em alguns dos momentos importantes da sua biografia como político e jornalista. Sob o seu pseudónimo de “Poveiro Adventício” escreveu “formosíssimas” crónicas para “O Primeiro de Janeiro” e “O Comércio da Póvoa de Varzim”, evocando a vida balnear da Praia Poveira.

“Podia apelidar-se muito bem de Poveiro de coração – lê-se no artigo necrológico de “O Comércio...” - Se o não era pelo nascimento, mostrou-o sempre na afeição e na amizade que dedicava à Póvoa que nós, poveiros, nos habituamos a considerá-lo como um dos nossos.”

Santos Graça, amigo e correlegionário, traça-lhe o perfil filantrópico e acresce um dado novo ao seu poveirismo: A Alfredo Pinto se ficou a dever a concessão de cinquenta por cento de desconto nas passagens dos poveiros para África, arrancada por sua patriótica insistência, junto das duas principais companhias de navegação da época: a “Colonial” e a “Nacional”.

Corolário desta paixão pela Póvoa, foi a sua decisão testamental de doar à nossa Biblioteca Municipal um valioso espólio bibliográfico, constituído por livros e revistas, de inegável valia para a história do período republicano, a maioria dos quais, se encontram amplamente anotados pelo seu punho e onde ainda é possível detectar uma intenção crítica, muito pessoal, sobre os homens e os acontecimentos do seu tempo.

Comissão Municipal de Toponímia - Toponímia: Pareceres do Grupo de Trabalho. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, 1997. Acessível na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]