Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 384 
ontem: 2440 
este mês: 12442 
este ano: 62421 
total: 3399477 
último:
 
história local > documentos com história> Memórias históricas
Memórias históricas : Villa da Póvoa de Varzim [1851]

[ + documentos com história ]

 
Uma das primeiras incursões na historiografia poveira.
Data de 1851 a primeira edição deste documento.

Proémio

Ninguém ignora quanta utilidade resulta ao publico da compilação dos documentos históricos, em os quaes se acham, não só os aconteceimentos das epochas, que nos precederam; mas também a origem dos diversos feitos de nossos antecessores. A história é o grande farol das nações, e nessa cadêa de factos sucessivos conhecem ellas as diversas phases da sua existência política.
É pois necessária a história, para nos esclarecer acerca dos factos pretéritos; pois que, sem ella não póde haver luz e verdade percisas para mostrar á sociedade as vantagens, que o nosso século leva sobre aquelles em que viveram nossos pães. O espírito da analyse refundiu todo esse metal histórico dos passados séculos, e sobre bases mais sólidas edificou um novo edifício mais vasto, e mais brilhante.
Thiers simplificou o quanto lhe foi possível todos os factos, que julgou serem claros e óbvios de si mesmo, e o nosso exímio Herculado o seguiu, deixando essa profusão de ornatos de pouco preço; redusindo a maior simplicidade os pontos de grande controvérsia; e apresentou-os ao publico intelligente taes quaes elles devem ser.
Á sombra de tão distinctos escriptores, marchando pela vereda, que elles traçaram, emprehendi escrever as memorias históricas desta terra, que me viu nascer, tarefa mui superior ás minhas forças, e para a qual eu não julgava encontrar tantos escolhos. No meio de opiniões tão diversas entre as trevas de tempos tão remotos, rodeado de escriptos de pouca authoridade, desanimei por vezes; e teria de todo abandonado um trabalho tão penoso, se o desejo de ser útil á minha pátria, não derramasse em meu espírito o seu fogo vivificante.
Não foi a vaidade, nem o interesse que em mim influíram, para que esta obra visse a luz, por quanto julgo que não ha premio para a perda de saúde que sinto, com as longas e aturadas vigílias que empreguei – na averiguação e combinação de alguns factos tão convertidos nesta história.
Com sinceridade relato os factos, e acontecimentos que tiveram logar, ou estão em relação com esta villa, sem nada omitir, que os possa tornar claros e óbvios. Se nisto entender o publico que lhes fiz algum serviço, não quero por elle recompensa alguma, e só desejo, que pennas mais aparadas do que a minha expurguem os grandes defeitos, que nella encontrarem, por quanto são as faltas um dote da infeliz humanidade.
Nestas memorias segui a mesma ordem histórica, que encontrei nos ilustres escriptores já mencionados, e pela leitura da presente obra, verá o homem imparcial, e amigo da verdade, que a não offusco; por que sou indigno ministro della.

O Autor.



GESTEIRA, José Joaquim Martins – Memorias Históricas: Villa da Povoa de Varzim. Porto: Typographia de J. J. Gonçalves Basto, 1852.

Memorias Históricas: Villa da Povoa de Varzim.
Documento completo (12,1 Mb)


 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]