Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 263 
ontem: 2440 
este mês: 12321 
este ano: 62300 
total: 3399356 
último:
 
>
história local > personalidades > João Pedro da Silveira Campos
João Pedro da Silveira Campos [30/09/1882 - 04/02/1957]

[ + personalidades ]

 
biografia
João Pedro da Silveira Campos, filho do Dr. João Pedro de Sousa Campos e de D. Lucinda Amália de Sousa Silveira Campos, nasceu na tarde de 30 de Setembro de 1882 e faleceu na sua residência no dia 04 de Fevereiro de 1957, com 74 anos de idade.
Foi vereador Municipal, em 1908 e 1910, Administrador do Concelho, em 1910, voltando mais tarde a ser Administrador e, também, Presidente da Câmara, de 10 de Novembro de 1931 a 1933 e de 4 de Maio de 1941 a 1951.
Foi agraciado com o grau de cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, tendo-lhe sido entregues as respectivas insígnias, com solenidade, em 04.04.1948.Em sessão camarária de18.05.1949, foi- lhe concedida a Medalha de Reconhecimento Poveiro, de ouro, que lhe foi entregue, em sessão solene de 01.06.1949, cuja proposta de concessão foi publicada no Boletim Cultural «Póvoa de Varzim», Vol. I, 1959, Nº 1, pp. 75 e 76.
Foi Silveira Campos um Presidente enérgico, activo e empreendedor, consagrando-se de alma e coração à administração do Município. Pugnou pela fixação da Zona de Jogo na Póvoa de Varzim, pela continuidade do Liceu e construção do novo (e actual) edifício, restaurou o estado das finanças camarárias e, sob a sua orientação, se abriram alinharam, alargaram e pavimentaram numerosas ruas e avenidas, particularmente nos bairros Balnear e Norte, se construíram lavadouros e fontanários públicos, em vários pontos do Concelho, se começou com o Saneamento e se construiu o Bairro Municipal de 100 casas, no lugar de coelheiro – o Bairro de Nova Sintra.
Aquando do seu passamento, a imprensa local teceu os mais rasgados elogios à sua acção dinâmica e frutuosa à frente do Município poveiro. A Silveira Campos se deveu a erecção do lindo Monumento a Eça de Queirós. A seu pedido, seu primo Raul Campos, fez reunir no Rio de Janeiro um grupo de poveiros e amigos com a finalidade de conseguirem os fundos precisos para a sua construção – cerca de 270 contos que, naquela época, era muito dinheiro! Do semanário «Ala-Arriba», de 09.02.1957, respigamos o seguinte: «…Lutou para que se fixasse a zona do jogo e se construísse a empresa de Turismo, que tem a assinalá-la dois edifícios monumentais – o Casino e o Palácio Hotel. Empregou todos os esforços, que foram coroados de êxito, para que o Estado vinculasse a existência do Liceu na Póvoa a um edifício próprio, aproveitando para tanto o centenário, em 1945, do nascimento de Eça de Queirós. Deu o seu concurso valioso para que o Governo da Nação continuasse o Porto de Pesca, a mais antiga e palpitante aspiração da Póvoa; morre sem ver concluída essa magnífica obra. (…)» O conceituado semanário «O comércio da Póvoa de Varzim», da mesma data, assim se referiu a João Pedro da Silveira Campos: «…Com a sua morte desapareceu um homem que se devotou inteiramente à sua e nossa Póvoa tendo por ela trabalhado com dedicação e persistência durante o tempo que esteve à frente do Município, procurando dotar a Terra com melhoramentos que julgava imprescindíveis ao seu progresso, como vila, praia e zona de turismo. O Sr. Silveira Campos fazia parte duma geração de poveiros que vai desaparecendo aos poucos sem vermos que haja novos capazes de os substituírem. No desempenho dos seus cargos lutou por algumas reivindicações poveiras tendo conseguido através da sua tenacidade torná-las em realidade. Deixou uma obra que não pode esquecer-se. Na sua primeira gerência do Município continuou o corte da rua António Graça, já iniciada em parte, melhoramento que tornou esta artéria uma das mais importantes da nossa praia, fez o corte da rua Elias Garcia tirando-lhe alguns cotovelos que a desfeiavam. Mais tarde voltou-se para a pavimentação das ruas do bairro balnear a paralelos, e contribuiu, em parte, para a construção do novo edifício do nosso Liceu e até o monumento a Eça de Queirós teve a sua comparticipação, pois foi a seu pedido que seu primo Sr. Raul Campos, fez reunir no Rio de Janeiro um grupo de poveiros para conseguirem os fundos necessários para o custo do monumento que foi, mais tarde, oferecido à Póvoa. De tudo quanto fez um melhoramento há que sobreleva os outros – o saneamento geral da vila, obra que não se vê mas que colocou a nossa Póvoa a par das terras progressivas do país. Quem assim trabalhou pela Terra merece bem o respeito e a gratidão de todos nós.

BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XIX, nº. 1 (1980), p. 45-47.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]