Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 229 
ontem: 247 
este mês: 14204 
este ano: 64183 
total: 3401239 
último:
 
>
história local > personalidades > João Pedro de Sousa Campos, Dr.
João Pedro de Sousa Campos, Dr. [1851 - 10/12/1926]

[ toponímia ]

[ + personalidades ]

 
biografia
O Dr. João Pedro de Sousa campos, filho de Francisco José de Campos e de D. Rita Margarida da Cruz, nasceu na Póvoa de Varzim, em 1851 e aqui faleceu, no dia 10 de Dezembro de 1926 (…).
Formado em Medicina e Cirurgia pela antiga escola «O glaucoma», tese impressa e arquivada na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Clínico afamado e competente, exerceu sempre a sua operosa actividade profissional na Póvoa de Varzim, com consultório na sua residência, da Rua da Junqueira, e foi médico muito distinto do hospital da Póvoa. Era conhecido por Dr. Carloto, alcunha tradicional da sua família, pelo lado paterno.
O que consta da acta camarária de 29 de Setembro de 1931:
«O excelentíssimo senhor vereador (António) Leite Dourado apresentou a seguinte proposta que foi aprovada. Proponho que á rua do Pelourinho seja dado o nome de «Doutor Souza Campos». E houve para mim dois motivos para até hoje retardar essa proposta: um, o não ter encontrado rua que merecesse a honra do seu nome, outro, o escolher a ausência de seu filho o senhor João Pedro da Silveira Campos, nosso companheiro na câmara, para o não ferir na sua modéstia. O doutor João Pedro de Souza Campos além de republicano desde os bancos da Universidade foi quem acolheu com todo o carinho o doutor Alves da Veiga quando fracassou a revolução de 31de Janeiro de 1891. E foi ainda o doutor João Pedro quem conseguiu que José Malgueira transportasse o mesmo democrata no seu frágil barquinho para terras de Hespanha. (…) Além de tudo, ele serviu ainda a sua terra umas vezes como administrador do concelho, outras como presidente da câmara, devendo-se-lhe muitos melhoramentos e estudos que tornaram bem patentes o vivo interesse por tudo quanto respeitasse á sua e nossa terra.
Levantou ele mesmo diversas plantas da Póvoa e entre outras a de um novo bairro com o nome de «Doutor Souza Campos» junto ao stadium que ainda mais tarde há-de ter a sua oportunidade indicando assim aos vindouros o que tem de ser a povoa no futuro. Finalmente foi o doutor Souza Campos ainda um médico distintíssimo e que muito honrava a sua e nossa terra. Aprovada esta proposta como espero, proponho também que se oficie ás repartições a que seja dado necessário conhecimento da proposta e que a estas se dêem a devida publicidade. (…)
O Dr. João Pedro foi um indefectível republicano histórico, tendo facultado asilo ao Dr. Alves da Veiga, chefe civil da revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891.
Dedicou-se também à política, tendo exercido as funções de Administrador do Concelho e de Presidente da Câmara, tanto no tempo da Monarquia, no último decénio do século passado, como depois de 1910.»

>BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XIX, nº1 (1980), p. 47-48.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]