Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 184 
ontem: 569 
este mês: 14992 
este ano: 64971 
total: 3402027 
último:
 
>
história local > personalidades > João Pinheiro Cadilhe
João Pinheiro Cadilhe [08/05/1892 - 27/06/1975]

[ toponímia ]

[ + personalidades ]

 
biografia
João Pinheiro Cadilhe, oriundo da nata da nossa classe piscatória, nasceu a 08 de Maio de 1892 (na Rua da Areia, depois denominada de 31 de Janeiro) e faleceu no dia 27 de Junho de 1975, com 83 anos de idade.
Foi filho de Manuel Pinheiro Cadilhe e de Bernarda Francisca, pescadores naturais da Póvoa de Varzim; neto paterno de António Pinheiro Cadilhe e de Rosa Maria e materno de João António Cristelo e de Ana Francisca.
Foi seu padrinho João Rodrigues Cristelo Povoas, casado, proprietário, da rua do Paulet (actual rua do Patrão Lagoa) e sua madrinha Maria da Conceição, viúva, da Rua da Areia.
Foi baptizado na Igreja da Matriz pelo coadjutor Padre Afonso dos Santos Soares, no dia 10 de Maio de 1892.
Emigrou para o Brasil quando tinha 16 anos, em 1908, dedicando-se à vida piscatória, na cidade do Rio de Janeiro, regressando ao fim de quatro anos; assentou praça em 15 de Janeiro de 1913, tendo sido licenciado em 10 de Junho do mesmo ano.
Voltou para o rio de Janeiro, onde se encontrava em 1920, quando foi envolvido pelo processo do repatriamento dos nossos pescadores no Brasil, o que obrigou a um regresso forçado, aos 28 anos de idade, vitima do racismo que se verificou naquele país irmão.
Esteve depois embarcadiço em África, tendo passado por Lourenço Marques, Beira e Ilha de Moçambique, exercendo sempre actividades piscatórias, arte em que era perito entendido.
Regressado definitivamente a Portugal, sempre na Póvoa exerceu as suas múltiplas actividades, agora em terra.
Foi chefe da Secretaria da Casa dos Pescadores, recém-criada (inaugurada solenemente em 15 de Agosto de 1927), tendo sido sempre ouvido atentamente pelo seu grande amigo e compadre Dr. Vasques Calafate, sobre complexos problemas da pesca.
Conheci mais intimamente João Respeito desde cerca de 1937, ano em que me formei, pelo que tive muitas oportunidades de me aperceber da sai forte personalidade e de se tratar de um homem bom e de um homem de bem, sempre disposto a trabalhar graciosa e dedicadamente pela sua Póvoa; assim, serviu na vereação municipal, na junta de freguesia, na Mesa da Santa Casa da Misericórdia (de que fora secretario) e em outros organismos w associações locais.
Estava sempre disponível, para o bem da Póvoa:
Na classe piscatória, de que era oriundo, era muito estimado, ouvido e respeitado – como homem de respeito da classe, passou a ser conhecido em todas as classes sociais da Póvoa como Sr. João Respeito, denominação de que muito se orgulhava nunca uma alcunha fora tão bem adaptada à pessoa.
Tive, portanto, muitas oportunidades de lhe apreciar as suas qualidades pessoais, os seus dotes de inteligência e de observador perspicaz e as suas aptidões para o trabalho árduo e fecundo.
Foi sempre um lutador, nunca recusando o seu contributo para qualquer serviço. Bem-falante, bem apessoado, com boa presença física, dotado de inteligência arguta, escrevendo com facilidade, dotado de boa memoria, era um conversador emérito, proporcionando em convívio agradabilíssimo.
Sempre prestável, a sua opinião era escutada com interesse e acatamento pelos poveiros das mais diversas camadas sociais.
João Respeito era profundo conhecedor dos usos, costumes e tradições dos nossos pescadores e publicou, na sua prosa escorreita, no boletim «Douro Litoral», 4ª série, VII e VIII (Porto, 1957), pp. 23-31 e 5ª série, VII e VIII (Porto, 1953), pp.77-80, dois artigos intitulados: «As conhecenças dos pescadores poveiros» e «Os Invernos dos pescadores poveiros nos tempos idos (o correr da praia, o fazer das redes e o beber da campanha)». Estes artigos foram transcritos no boletim cultural PÓVOA DE VARZIM, vol. IX, 1970, nº 1, pp.157 e seguintes e vol.
IX, 1970, nº 1, pp. 168 e seguintes.
Deixou inédito um escrito intitulado repatriamento dos poveiros no Brasil em 1920 – breves notas de João Pinheiro Cadilhe», 4 folhas dactilografadas e assinadas, tendo subposto ao nome a designação de «Um dos componentes» e cujo original se encontra á guarda do arquivo histórico municipal. (…)
Dotado de sólida formação moral e cívica, foi João Respeito um chefe de família exemplar, tendo deixado uma numerosa prole (14 filhos e ainda os seus descendentes) o exemplo de bom marido, bom pai, bom avô, e de prestante cidadão de que muito se orgulham.

A Voz da Póvoa. Póvoa de Varzim: A Voz da Póvoa, (23 Fev 1995), p. 6 e 16. BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XXXIII (1996-97), p. 269-270.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]