Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 463 
ontem: 569 
este mês: 15271 
este ano: 65250 
total: 3402306 
último:
 
>
história local > personalidades > Manuel Moreira Giesteira
Manuel Moreira Giesteira [08/10/1944 - 07/07/2009]

Manuel Moreira Giesteira [08/10/1944 - 07/07/2009]

Manuel Moreira Giesteira [08/10/1944 - 07/07/2009]

[ toponímia ]

[ + personalidades ]

 
biografia
Monumento ao Emigrante

Manuel Giesteira sonhou e a obra nasceu. O Monumento ao Emigrante foi inaugurado, com esplendor, (…) na presença de convidados como o Secretário de Estado das Comunidades, José Lello, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, ou o representante da Comunidade Brasileira, António Haddad. A pompa e circunstância para a estrutura que representa a homenagem do emigrante poveiro Manuel Giesteira à sua família, imortalizada no bronze e granito, e que simboliza todo o emigrante português. Por isso, durante o seu discurso na cerimónia oficial de inauguração, Giesteira lançou o repto às autoridades de fazer do Monumento de S. Félix o cenário de uma festa ao emigrante no primeiro sábado de Setembro de cada ano.
A obra custou um total de cerca de 200 mil contos [1 milhão de euros] mas tudo vale a pena quando se trata de concretizar um velho sonho de uma vida de sacrifício e trabalho, como é a de todo o emigrante, lembrou o patrocinador do Monumento: “de longa data, sonhava que um dia iria construir, nesta cidade da Póvoa de Varzim, uma obra que fosse uma homenagem a todos aqueles que desta terra saíram pelos mais variados motivos, em busca de uma vida mais digna para si e para o seus familiares; aqueles que tiveram necessidade de emigrar, com todas as dificuldades e lutas que enfrentaram logo nos primeiros momentos da saída, mares bravios e agitados, caminhos e atalhos desconhecidos e cheios de perigo, noites mal dormidas e, às vezes, ao relento, tendo como cobertor as estelas do céu”.

O escultor do monumento ao emigrante

Aucione Agostinho trabalhou cerca de um ano nas esculturas do Monumento ao Emigrante.
Aucione Torres Agostinho, 65 anos, natural de Garça, estado de S. Paulo – Brasil, professor e artista, este é o escultor que assina o Monumento ao Emigrante. Professor de artes, é doutor em Artes pela Universidade de S. Paulo e afirma gostar de artes gráficas, “exploro todos os sectores, sou escultor, pintor, desenhista, caricaturista e tenho uma escola de artes em Bauru”.
“Trabalho em artes plásticas desde os 12 anos”, explica o artista brasileiro que conta agora com um monumento no norte de Portugal, “(…) O meu primeiro em monumento foi no Estado de S. Paulo, na cidade de Catanbuda, tinha 23 anos, (…) foi um monumento ao Soldado Constitucionalista da revolução de 1932, que eu vivi no meu país… Depois fiz outro monumento para o Rio Grande do Sul, uma homenagem à força expedicionária brasileira, os “Pacinhas” Brasileiros que combateram na Europa, na Itália , durante a 2ª Guerra Mundial”.

O Monumento ao Emigrante

“Quando o Dr. Giesteira me convidou para fazer uns estudos sobre o monumento, eu ouvi durante uma hora e meia, depois senti a intenção daquele homem, daquele empresário que é um homem dinâmico e lida com grandes negócios e responsabilidades a todo o instante, mas de uma sensibilidade a toda a prova, (…) ele me procurou para fazer uma homenagem à sua aldeia natal e aos seus pais. Então eu senti isso e transportei-me para a situação dele.”
Em trinta minutos Aucione traçou uns esboços do Monumento que Manuel Giesteira aceitou.
Mais três meses de esboços e acertos. Depois foi tudo mais fácil, diz Aucione Torres Agostinho “votei mãos à obra e fiz planos, planeei as peças e comecei a moldar. Foram dez meses de trabalho: fazia as cabeças e as partes mais difíceis no meu atelier e depois viajava com as peças a 10 km/hora, rezando para não bater com o carro, uma viagem que normalmente se faz em 2 horas e poucos minutos, eu levava quatro horas e meia para chegar à fundição. Durante a minha estadia na fundição, dormia ao lado da peça, três horas por noite, porque depois que eu começo uma peça não posso perder o foi à meada”.

As esculturas do Monumento ao Emigrante

Desde o final do ano em Portugal, as esculturas que constituem o Monumento ao Emigrante, vieram do Brasil por mar, “…o Dr. Giesteira alugou dois contentores, as peças foram devidamente embaladas e vieram normalmente. Chegaram em Outubro passado e ficaram à minha espera até hoje (27 de Agosto de 1998)” conta o escultor brasileiro, em Portugal para assistir à montagem das estátuas no Monumento. (…)
As esculturas, dois adultos e três crianças, traduzem a partida de uma família, “… eu procurei flagrar uma família cujo chefe sai num momento de ousadia total, ou tudo ou nada, então ele joga tudo num só acto – levar os filhos e a esposa para um continente que ele desconhece, rompendo os laços daqui: deixou amigos, a terrinha que ele bem conhecia e foi tentar a sorte noutro continente. Eu tentei captar as fisionomias, ele lidera a fila, para a entrada de um navio, com a fisionomia tensa, a mãe, logo atrás, com um filho ao colo, dá a mão ao miúdo que vacila e logo a seguir o mais velho que seria o Dr. Giesteira e atrás, cerrando a fila, vem o do meio, arcado com um saquinho às costas, sendo a curva do corpo que fecha o ângulo do volume das massas das figuras que estão subindo (…)”.
Quanto à indumentária com que são reproduzidas as esculturas que a partir de agora podem ser vistas no Monte de S. Félix, em Laúndos, prevaleceu o gosto e a imaginação do artista, “tive que criar uma realidade paralela porque eu não dispunha, nem o próprio Dr. Giesteira, de fotos que documentassem as roupas de época, então seria uma roupa simples como ele mesmo disse, eram pobres. Eu procurei criar uma textura de um tecido pesado, feito quase artesanalmente e simplifiquei ao máximo porque o que me importava ali era dar ênfase à expressão dos rostos, dos movimentos dos corpos”.

SANTOS, Angélica – Deus quis, o homem sonhou, a obra nasceu. A Voz da Póvoa. Póvoa de Varzim: A Voz da Póvoa, Ano XVIII, nº. 860 (3 Set 1998), p. 2. JACQUES, Sara – O escultor do monumento ao emigrante. A Voz da Póvoa. Póvoa de Varzim: A Voz da Póvoa, Ano XVIII, nº. 860 (3 Set 1998), p. 3.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]