Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 88 
ontem: 555 
este mês: 12701 
este ano: 62680 
total: 3399736 
último:
 
>
história local > personalidades > Afonso dos Santos Soares, Padre
Afonso dos Santos Soares, Padre [25/04/1867 - 04/12/1914]

[ toponímia ]

[ + personalidades ]

 
biografia
O Padre Afonso dos Santos Soares nasceu na Póvoa da Varzim em 25 de Abril de 1867 e aqui faleceu, no dia 4 de Dezembro de 1914, com 47 de anos de idade.
O Padre Afonso dos Santos Soares fez os primeiros estudos na Póvoa, frequentou o Liceu no Porto e em Braga, frequentando, nesta cidade, o curso Teológico, ordenando-se sacerdote em 1890. Foi capelão da Irmandade da Lapa durante 24 anos e também pároco encomendado da Póvoa, num período de 4 anos.
Segundo Viriato Ferreira Barbosa, o «Padre Afonso dos Santos Soares – um nome que todos nós, os poveiros, devemos pronunciar com respeito – era um jornalista por devoção. Colaborou em diversos periódicos, mas em «A Estrella Povoense», como director desse jornal, senhor da pena que manejava com elegância com elegância e brilho, sustentou campanhas (nenhumas de carácter individualista, ou ocultando interesses), do mais elevado sentimento patriótico. Foi um lutador intemerato, aquele homem pequeno de corpo, que mal conseguia albergar, dentro do peito, o coração transbordante de ternura pelos humildes. Olhos míopes, protegidos por fortes lentes, miram permanentemente, cheios de meiguice. A sua palavra, persuasiva, era verbo de patriota e a sua pena brilhante, fazendo a propaganda da pátria, conseguiu este milagre, a renovação politica poveira…» (…) «Nessa ânsia de progresso, certo dia, o Padre Afonso Soares, espírito irrequieto, passa a pugnar, nas colunas do jornal «A Estrella Povoense», pela criação de um liceu. Padre Afonso, cheio de entusiasmo pela ideia que defendia e acariciava com amor, conseguiu que a Câmara da presidência do Dr. David Alves, em 1904, consultados os quarenta maiores contribuintes, conforme mandava a lei, representasse ao governo, pedindo a criação do liceu.» (…) «O decreto que o Liceu Nacional da Póvoa de Varzim tem a data de 14 de Julho de 1904, e por ele são instituídas as três primeiras classes do curso geral, deixando ao alvedrio da Câmara a criação das quarta e quinta classes, a fim de poder ser, o nosso liceu, equiparado a todos os outros existentes no país, chamados nacionais. A boa vontade do Padre Afonso supria todas as deficiências, visto que até o cargo de secretário do Liceu, exercia». (…)
Entretanto, as despesas cresciam com a criação de novas classes e os subsídios concedidos anualmente pelo Governo iam-se tornando insuficientes, pelo que, em 1912, esteve o Liceu em risco de perecer não fora o esforço desenvolvido pelo Padre Soares. De salientar que, em período crítico das finanças municipais, chegou a leccionar gratuitamente, chegando a oferecer à Câmara os seus vencimentos para que o Liceu não acabasse por falta de verba. Foi um grande Poveiro! A sua memória merece o nosso maior respeito. O Padre Afonso dos Santos Soares foi director de: O comercio da Póvoa de Varzim» nos anos de 1903-1905.

BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XIII, nº1 (1974), p. 116-117.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]