Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 196 
ontem: 264 
este mês: 14435 
este ano: 64414 
total: 3401470 
último:
 
>
história local > personalidades > António José Gomes Júnior
António José Gomes Júnior [12/05/1904 - 22/09/1981]

[ + personalidades ]

 
biografia
António José Gomes Júnior, o popular Antoninho Marta, nasceu em 12.05.1904 e aqui faleceu a 22.09.1981. tinha 77 anos de idade (mais 5 que seu irmão Alberto).
Começou também a sua aprendizagem musical aos 4 anos de idade. Aos 10 já tocava na Banda de seu pai e aos 14 anos já tocava piano nos Cafés da Póvoa, em tempo de banhos, acompanhado artistas de variedades. Tinha 25 quando entrou para a orquestra de Fernando Carriedo, na qual permaneceu 4 anos, tendo, mais tarde, estado 7 anos na Orquestra de Almeida Cruz e 8 anos na Orquestra de Vieira Pinto.
Na cidade do Porto teve actuações no Jardim Passos Manuel (actual Coliseu), nos Cafés Monumental, Guarany e Avenida, assim como nos Teatros de Sá Bandeira e Carlos Alberto. Em Lisboa actuou em muitos teatros, tendo ensaiado a opereta «Justiça de Sua Majestade», com música de António Melo e Rui Ferrão e como protagonista o tenor Tomas Alcaide.
Regressado à sua terra natal, aqui se radicou novamente, passando a ser Professor de Canto Coral da Escola Industrial e Comercial da Póvoa de Varzim, cargo que exerceu até atingir o limite de idade. Em 19.03.1951, fundou a Capela Marta, da qual foi director e ensaiador.
António José Gomes Júnior compôs o Hino do cinquentenário do Varzim (com letra de José Azevedo) e foi autor da música de inúmeras revistas, das quais destacamos: «Mais Vale Andar no Mar Largo» e «Póvoa Nova» (letras do Dr. José Sá) e «quanto mais velho melhor» e «Não há Nada como Ter um Tio Rico» (letras de José de Azevedo).
Para o Rancho da Lapa compôs: «Vira o desafio», «Ò Póvoa Querida», «Pula Puladinho», «Sinos da Nossa Igreja» (letras do Dr. José de Sá), «Ó Jóia do Mar», «Marcha da alegria», «Linda Póvoa Encantada», «Este Vira é Meu, Este Vira é Teu» (letras de Ildeberto Ferraz), «Ó Póvoa do Mar» (letra de Ildeberto Ferraz e Osório Graça), «Marcha do Bairro» (letra de Osório Graça), «O Nosso Farol Nunca se Apaga» (letra de Baptista de Lima), «Vinde Ouvir», «Um Passeio na Aldeia», «Sargaceiras», «Marcha a Barcelos», «Marcha de são João a Barcelinhos», «Não Cai», «Ai-ó-Ai» e «Vira Pescador» (letra do autor). Rancho do Norte: «Ó Póvoa de Varzim», «Marcha das Ruas» (letras de Baptista de Lima), «Vamos Passeando, Cantando e Rindo» (letra do autor). Rancho Poveiro: «Vira da Póvoa» (letra do autor). Rancho de Belém: «Vira de Belém» (letra do autor). Rancho da Praça (Vila do Conde): «Marcha-Norte Ardente», corridnho «Bailarico Folião», «Marcha de São João»,< «Vira Verde», marcha «Fogueira de Portugal», «É isto Vila do Conde», corridinho «Moinho da Levada», «Ó Meu Amor» e «Ó Fonte de São João» (letra de A. Ferreira).
Antoninho Marta compôs ainda um sem número de músicas, entre elas «A sineta da Escola Comercial», que todos os anos é recordada, com saudade, pelos antigos alunos.
Foi também autor da popular «Marcha de São Pedro» com letra do cancioneiro Popular Poveiro.
Escreveu também 5 missas solenes (em português) e inúmeras músicas sacras, cantadas por grupos corais de varias Igrejas da Póvoa, que ensaiou e dirigiu, e outras que fazem parte do repertório da sua Capela Marta, que tem actuado com brilho em varias solenidades religiosas, não só em Portugal como na vizinha Espanha.
Em 1966(*), foi cunhada uma medalha de bronze, comemorando os 25 anos da Capela Marta, tendo no reverso o busto do Maestro António Marta, trabalhado do escultor A.
Santos e do gravador A. Canedo.

In: Centenário da Associação Comercial da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim: Associação Comercial, … . P 65-66.


(*) A data da cunhagem da Medalha comemorativa dos 25 anos da Capela Marta é 1976.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]