Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 479 
ontem: 264 
este mês: 14718 
este ano: 64697 
total: 3401753 
último:
 
actividades > biblioteca

Lançamento do livro "Manuel Silva: vida, pensamento e acção"




 

De Adriano Cerejeira
Apresentação pelo Professor Doutor Viriato Capela.

"Manuel Silva que agora se revela neste estudo é o melhor anfitrião e guia da sua terra, a Póvoa de Varzim. nestes tempos de acrisolado patriotismo e amor à terra, nestas terras de maior dimensão, cultura e desenvolvimento que aspiram a afirmar-se na região ou no país, figuras como esta emergem a dirigir e orientar os seus destinos onde a legitimação histórica tem por regra papel dominante. Mas é difícil encontrar uma figura da estatura de Manuel Silva ao mesmo tempo ligada à terra mas também às coordenadas do país, onde local é regional e nacional, e estes sempre estão presentes no quotidiano senão da vida da sua população e comunidade em geral, pelo menos seguida nas suas instituições e elites mais representativas.

A viagem pelos textos de Manuel Silva, agora reunidos em roteiro e estudados nos seus aspectos essenciais, permite finalmente ter a primeira visão de conjunto do alcance e significado da sua obra e, desde logo, atentar na enorme abrangência e presença da sua vida e escrita na Póvoa, no Jornalismo, Letras e Cultura Nacional".
J. Viriato Capela (do Prefácio)

Adriano Cerejeira Gonçalves de Castro, nascido em 28 de Fevereiro de 1951, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Professor do ensino básico e secundário, lecionou durante trinta e sete anos, vinte dos quais ao serviço da escola dr. Flávio Gonçalves, pela qual assume manter especial carinho.
Exerceu cargos de direção, tornando-se vice-presidente em 1978-80 e presidente nos anos 1984-86 e 1998-99 e dedicou largos anos da sua atividade profissional ao desempenho de funções de coordenação pedagógica.
No âmbito da formação de professores, além de ter lecionado a disciplina de Pedagogia nas antigas escolas do magistério primário, acompanhou e orientou grupos de professores estagiários.
Colaborou no jornal O Comércio da Póvoa de Varzim, onde publicou artigos relacionados com a história local, as tradições, a educação e o ensino.
O estudo da vida e da obra de Manuel Silva tem sido o principal centro de interesse das suas pesquisas. Daqui resultaram algumas intervenções, de que são exemplo a publicação dos artigos “Manuel Silva, a educação e o ensino” (O Comércio da Póvoa de Varzim, 23.05.85) e ” Manuel Silva – um combatente pela verdade e pelo rigor” (Agenda Póvoa de Varzim, Março de 1996), bem como a participação em colóquios e conferências: “Santos Graça e Manuel Silva: aproximações e diferenças”, integrada na mesa-redonda “Encontro com Santos Graça: jornalismo , história e política” – com João Francisco Marques e Fernando Souto, realizada na Biblioteca Municipal em 19.04.2012; “Manuel Silva, cabouqueiro da história local”, que teve lugar no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim em 20.02.2013).

Dia 30 de Abril 2015, 18h30

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]