Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 244 
ontem: 264 
este mês: 14483 
este ano: 64462 
total: 3401518 
último:
 
actividades > biblioteca

António Gomes da Costa




 

Antonio Gomes da Costa nasceu na Póvoa de Varzim. Depois de concluído o curso secundário no Porto, veio para o Brasil com 18 anos de idade. Formou-se no Rio de Janeiro em Ciências Econômicas e em Direito.
Foi Presidente e Diretor de diversas instituições luso-brasileiras. Atualmente, é Presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras e do Real Gabinete Português de Leitura; Presiden­te de Honra do Liceu Literário Português e Grande Benemérito da Real Sociedade Clube Ginástico Português, da Casa de Portugal e de outras entidades. É Presiden­te do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama e da Beneficência Portuguesa do RJ; Secretário Geral da Fundação Cultural Brasil-Portugal e Vice-Presidente da Caixa de Socorros D. Pedro V.
Pertence à Academia Portuguesa de História e é sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo e da Academia Luso-Brasileira de Letras.
Recebeu várias condecorações tanto do governo brasileiro quanto do governo por­tuguês. É cidadão benemérito do Estado do Rio de Janeiro e foi distinguido com a Medalha Pedro Ernesto pela Câmara Municipal do RJ. Foi Vice-Presidente da Socie­dade do Amigos da Biblioteca Nacional e é membro do Conselho Deliberativo da Sociedade dos Amigos do Museu Histórico Nacional e do Arquivo Nacional. É detentor da Medalha Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.
É autor do livro Farpas e Louvações e diretor das revistas culturais "Convergência Lusíada" e "Confluência" e ainda do semanário "O Mundo Português". É membro da Comissão Bilateral Executiva Brasil-Portugal para as Comemorações do V Cen­tenário do Descobrimen,J:o do Brasil.
In COSTA, António Gomes da - O Homem Português e o Brasil: crónicas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1998.

HOMENAGEM A ANTÓNIO GOMES DA COSTA
RECONHECIMENTO POVEIRO

Tem esta Câmara promovido anualmente actos públicos de Homenagem aos Poveiros que, nos diversos sectores de actividade, mais se têm distinguido e, nessa medida, devem ser apontados como exemplo a seguir.
Numa Comunidade em cujo seio se desenvolveu um grande movimento de diáspora, e que, por tal facto, tem, por todo o Mundo, numerosas, activas e respeitadas delegações, Poveiros há, em todas elas, que são prestigiadas figuras públicas, dada a dimensão social e cultural da actividade que desenvolvem.
Pode, com razão, dizer-se que tais Poveiros, porque são referência cultural contribuem para manter e reforçar um forte espirito de coesão e de identificação comunitária.
O surgimento, em terras de emigração, de Casa ou Centros Culturais Poveiros foi, mercê da dinâmica associativa a que conduziu um forte sentimento de identidade, a consequência natural da necessidade de vivificação das raízes através do convívio e da partilha das referências culturais comuns.
Penso, pois, que o Município da Póvoa de Varzim tem uma imensa divida de gratidão a todos aqueks Poveiros que, em terras distantes, mantbn acesa a chama da ligação à Póvoa-Mãe.
Nestes termos, e enquanto homenagem aos Poveiros que na diáspora dignificam a Póvoa de Varzim, proponho que o Município distinga com a Medalha de Prata de Reconhecimento Poveiro o Dr. António Gomes da Costa que, na República Federativa do Brasil e no desempenho das suas actividades profissionais e inúmeros cargos de rekvo social é prestigiada figura que, enaltecendo a comunidade poveira ai residente, prestigia a Póvoa de Varzim, de que é referência.

Póvoa de Varzim e Paços do Concelho, 22 de Abril de 1996
O Presidente da Câmara

O Sr. Dr. António Gomes da Costa, nascido em 27 de Janeiro de 1934 na freguesia de Terroso, deste concelho, frequentou na Póvoa de Varzim a Escola Comercial e Industrial e no Porto a Escola Comercial Filipa de Vilhena, antes de emigrar para o Brasil. Aí, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluiu o Curso de Ciências Económicas, complementado com o de Pós-Graduação. Igualmente cursou Ciências Jurídicas, na Faculdade de Direito Cindido Mendes.
Profissionalmente, é membro do Conselho de Administração do Banco ltaú, SA, do Real Gabinete Português de Leitura, Presidente de Honra do Liceu Literário Português, Secretário-Geral da Fundação Cultural Brasil­Portugal, Vice-Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Muni­cipal, membro da Sociedade dos Amigos do Museu Histórico Nacional, ex-Presidente do Clube Ginástico Português, Director do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português e do Instituto de História Luso-Brasileira do Liceu Literário Português, sócio-correspondente da Academia Portuguesa de História, director do Semanário «O Mundo Português» e das revistas «Convergência Lusíada» e «Confluência».
Além de inúmeros artigos em jornais e revistas, publicou «Farpas e Louvações» e «Providência Social».
Foi distinguido pelo Governo Brasileiro com a «Ordem do Rio Branco» (grau de Comendador), com a «Ordem do Mérito Naval» e com a «Ordem de Mérito Aeronáutico».
Foi agraciado pelo Governo Português com a «Ordem do Infante D. Henrique» (grau de Grande Oficial) e com a «Ordem do Mérito Indus­trial» (grau de Comendador).
É cidadão benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

«O estimado amigo Dr. Gomes da Costa, possuidor de uma enorme capacidade de trabalho e de inteligência invulgares, é simplesmente 'conhecido' em todo o Brasil. Este ilustre poveiro, sempre atento às coisas portuguesas em todos os campos, embora jovem, é nosso lider, é o amigo certo com o qual podemos contar nas horas diflceis. Como Presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, atende a todos que solicitam a sua palavra ou presença com o mesmo entusiasmo, é por assim dizer, omni­presente.»
Dr. ANTÓNIO JOAQUIM MARQUES, Poveiro,
Presidente da Casa de Portugal do Rio de Janeiro


BIBLIOGRAFIA do autor

  • Catedral da cultura portuguesa: Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. Camões: revista de letras e culturas lusófonas. Lisboa: (Out/Dez 2000). PDF ->
  • A comunidade portuguesa no Brasil. Lisboa [s.n.], 2000. Palestra pronunciada na Universidade Técnica de Lisboa. 29 de maio 2000. PDF ->
  • Comunidades. Macau: [s.n.], 1997. Palestra pronunciada no "Leal Senado" em 9 de setembro de 1997. PDF ->
  • Confluência: revista do Instituto de Língua Portuguesa - Liceu, 5 Bodas de Prata. nº 6, (2º semestre 1993).PDF ->
    - A lusofonia: novo tempo. nº 10, (2º semestre 1995).PDF ->
    - Uma questão de bom senso. nº 11, (1º semestre 1996).PDF ->
    - Editorial: Simpósio Internacional de Língua Portuguesa em África e o Oriente. 28/4/95. Nº 12, (2º semestre 1996). PDF ->
    - O homem português. Nº 13, (1º semestre 1997). PDF ->
    - Uma idéia em marcha. Nº 19, (1º semestre 2000). PDF ->
    - Universidade da lusofonia. Nº 20, (2º semestre 2000). PDF ->
    - A comunidade dos países de língua portuguesa. Nº 23, (1º semestre 2002). PDF ->
    - A língua portuguesa e o Papa. Nº 24, (2º semestre 2002). PDF ->
    - A defesa da língua. Nº 25 e 26, (2003). PDF ->
    - I Colóquio Internacional "A língua portuguesa no mundo da lusfonia". Nº 29 e 30, (2005). PDF ->
    - O livro português no Brasil. Nº 31, (1º semestre 2006). PDF ->
    - Des(acordo) ortográfico. Nº 32, (2º semestre 2006). PDF ->
  • Dia de Camões e das Comunidades portuguesas. Portugal em foco. Rio de Janeiro: Ano XVI (Junho 2008). PDF ->
  • O Homem Português e o Brasil: crónicas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1998. PDF ->
  • O primeiro livro impresso no Brasil: o texto elidido no silêncio do texto. Lisboa: [s.n.], 1996. PDF ->
  • A obra associativa dos portugueses do Brasil. Rio de Janeiro: Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, 2010. PDF ->
  • Sessão solene comemorativa do 134º aniversário da Caixa de Socorros D. Pedro V. Rio de Janeiro: [s.l.], 1997. PDF ->
  • Uma Agressão. Póvoa Semanário. Póvoa de Varzim: (21 janeiro 1999). PDF ->
  • Uma Póvoa muito mais dinâmica... A Voz da Póvoa. Póvoa de Varzim: (11 julho 1996). 8-9 PDF ->
  • 22 de Abril. Revista Instituto Histórico Geográfico do Brasil. Rio de Janeiro: IHGB, 155 (383) (Abr/Jun 1994), 418-419. Separata da R.IHGB PDF ->

    BIBLIOGRAFIA sobre o autor

  • António Gomes da Costa: um português de lei, ou melhor, um luso-brasileiro de fé. Escudo: magazine. Rio de Janeiro: Escudo, Ano 3, nº 25 (Abril 1998). 5-10. PDF ->
  • Homenagem a António Gomes da Costa. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, 1996. PDF ->
  • Quem é o economista poveiro presidente da Federação das Associações Portuguesas do Brasil.O Comércio da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim: Ano 68, nº 49 (4 dezembro 1970). PDF ->

    VÍDEOS

  • Antonio Gomes da Costa fala do Real Gabinete Português de Leitura ver ->
  • Presidente do Real Gabinete Português, Antônio Gomes da Costa fala à rádio MEC sobre a sua história ver ->

    NOTÍCIAS sobre o falecimento

  • Morre ilustre poveiro radicado no Brasil link ->
  • Poveiro ilustre morre no Brasil link ->
  • Falece Antonio Gomes da Costa link ->




  •  
    Biblioteca Municipal
    Rocha Peixoto

    Rua Manuel Lopes
    4490-664 Póvoa de Varzim

    +351 252 616 000
    biblioteca@cm-pvarzim.pt


    <b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













    Ano Europeu do Património Cultural 2018
    Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

    Repositório Digit@l  João Francisco Marques
    Repositório Digit@l
    João Francisco Marques
    Repositório Digit@l  João Francisco Marques



    Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
    Repositório Digit@l
    ROCHA PEIXOTO
    Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

    saber mais
    saber mais saber mais

    biblioteca | início  
    ...
      Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
     
    . | . | .

    [ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]