Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 41 
ontem: 264 
este mês: 14280 
este ano: 64259 
total: 3401315 
último:
 
actividades > biblioteca

Exposição “III CONCURSO DE FOTOGRAFIA ILUSTRE AMARANTINO 2018”




 

O Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino tem como objetivo promover a arte fotográfica, Amarante e uma personalidade que se tenha destacado na sua área de atividade ou que contribua de alguma forma para o bem desta cidade. Na 3.ª edição, realizada no ano de 2018, o ilustre amarantino escolhido foi o pintor Amadeo de Souza-Cardoso um dos nomes maiores da pintura do século XX e que serviu de inspiração a todos os amantes da fotografia que participaram no concurso. De referir que na 1ª edição deste concurso, em 2016, o ilustre Amarantino foi o poema Teixeira de Pascoaes e em 2017 o Ilustre Amarantino escolhido foi o fotografo Eduardo Teixeira Pinto.

O concurso nasceu da vontade partilhada por três instituições em contribuírem para a promoção e divulgação da fotografia como um dos principais meios de expressão artística, constituindo também mais uma forma de projetar o nome de “Amarante” e das suas figuras mais ilustres nas diversas áreas artísticas.

As instituições responsáveis pela organização do Concurso de fotografia Ilustre Amarantino 2018 foram as seguintes:
- Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto;
- União de Freguesias Amarante (S. Gonçalo), Cepelos, Madalena e Gatão;
- Café Bar, São Gonçalo.

Os trabalhos foram avaliados por um Júri, composto por António Pinto (Presidente do júri), Francisco Piqueiro, José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto, que atribui 3 prémios e 3 menções honrosas que constituem as 18 fotografias selecionadas para esta exposição cujos os premiados foram os seguintes:

1º Prémio: António José dos Santos Cunha - Chaves
2º Prémio: Alexandre Ferreira Marinho – Amarante
3º Prémio: Abílio Jorge de Sousa Mendes – Amarante
Menção Honrosa: António Alves Tedim – Moreira da Maia
Menção Honrosa: Carlos Elísio Teixeira Vasconcelos Silva – Braga
Menção Honrosa: Maria João Gonçalves – Amarante

Tema: O pintor Amadeo de Souza-Cardoso é o ilustre amarantino escolhido para servir de inspiração a todos os participantes, neste concurso de fotografia, no ano de 2018.

Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso nasceu a 14 de novembro de 1887 em Manhufe, freguesia de Mancelos, concelho de Amarante.
Originário de uma respeitável família de ricos proprietários, a sua infância decorre no seio de uma família numerosa, entre a quinta de Manhufe e a praia de Espinho, onde passa o verão.
Em 1905 (ano em que entrou para a Escola de Belas-Artes de Lisboa) Amadeo tinha apenas dezoito anos, mas, fortemente marcado pela influência do seu tio possuía já uma sólida cultura artística, literária e mesmo musical. Em 1906, Amadeo está em Paris para cursar arquitetura, mas no ano seguinte desiste do curso e atravessa um curto período de incerteza.
É em 1909 que o jovem Amadeo se inscreve na Academia Viti, onde assiste às aulas de pintura de Anglada Camarasa, «pintor espanhol muito conhecido». É o momento em que nasce o pintor Amadeo de Souza-Cardoso. A pintura e o desenho serão desde então toda a sua vida.

Após oito anos passados em Paris, interrompidos por férias vividas em Portugal ou viagens pela Bélgica e Espanha, o pintor regressa a Portugal. Declarada a guerra, em 1914, instala-se com a sua jovem esposa, Lúcia, na grande casa de Manhufe.
Em novembro de 1916 organiza no Porto a primeira exposição individual, com todas as obras que criou e executou em dois anos: 84 pinturas a óleo e a cera, 19 aguarelas e 11 desenhos. No mês seguinte a exposição é transferida para Lisboa e apresentada nos salões da Liga Naval. A 25 de outubro de 1918 Amadeo de Souza-Cardoso morre em Espinho com a «pneumónica» ou «gripe espanhola».
Tendo sempre como referência o Amadeo de Souza-Cardoso neste concurso, foram definidos três cenários diferentes:

1º Cenário: Casa de Manhufe
Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso nasceu a 14 de novembro de 1887 em Manhufe, freguesia de Mancelos, concelho de Amarante. Filho de José Emygdio de Souza-Cardoso, grande proprietário local, e de Emília Cândida Ferreira Cardoso.
A Quinta de Manhufe é o local onde teve lugar quase toda a sua curta vida, excetuando os oito anos que passou em Paris, mesmo estes interrompidos por férias vividas em Portugal ou viagens pela Bélgica e Espanha.
Em 1914, declarada a guerra, regressa com a sua jovem esposa, Lúcia, instalando-se em Portugal, na grande Casa de Manhufe. No seu atelier da Casa do Ribeiro, também situado na Quinta de Manhufe, pinta diariamente. Daí, mantém uma correspondência assídua com Robert e Sonia Delaunay durante os seus poucos anos de vida.
A fotografia a concurso deverá conter a grande Casa de Manhufe ou parte dela, podendo ser enquadrada na paisagem envolvente.

2º Cenário: Alameda Teixeira de Pascoaes
É na Alameda Teixeira de Pascoaes que se encontra situado o Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
Outrora Biblioteca-Museu Municipal, este foi criado em 1947, reunindo o acervo ligado à história local e aos artistas nascidos na cidade. Instalado no Convento Dominicano de São Gonçalo de Amarante, ocupou alguns espaços até à conclusão do moderno projeto de arquitetura de Alcino Soutinho, que reconstituiu dois claustros, desvirtuados pela demolição do corpo que os separava, no século XIX.
A principal vocação do museu é a Arte Portuguesa Moderna e Contemporânea e tem como principal referência o pintor Amadeo de Souza-Cardoso.
Este cenário tem como foco o Museu Amadeo de Souza-Cardoso e a Alameda Teixeira de Pascoaes. A fotografia a concurso deverá conter a Alameda ou parte dela.

3º Cenário: Criativo
Ficará ao critério de cada participante o local escolhido, tendo sempre como base de inspiração o pintor Amadeo de Souza-Cardoso.
Este terceiro cenário apela à criatividade de cada artista.

A imagem do cartaz é da autoria de António Cunha, 1º prémio do concurso, cujo titulo é "O PARTO DA VIOLA".



23 de março a 27 de abril 2019

na Biblioteca Diana-bar




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]