Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 38 
ontem: 555 
este mês: 12651 
este ano: 62630 
total: 3399686 
último:
 
>
história local > personalidades > Joaquim Martins da Costa
Joaquim Martins da Costa [25/12/1844 - 16/01/1930]

[ toponímia ]

[ + personalidades ]

 
biografia
Joaquim Martins da Costa nasceu a 25 de Dezembro de 1844, na freguesia de Terroso, do concelho da Póvoa de Varzim, e faleceu no dia 16 de Janeiro de 1930.
O semanário local O 28 de Maio, de 18 de Janeiro de 1930, assim se referiu ao infausto passamento de um dos mais conceituados comerciantes daquela época:
«Joaquim Martins da Costa. Morreu; foi a noticia que correu célere e arrepiadora na manhãzinha da última quinta-feira por toda a Póvoa.
«Joaquim do Cano (como todo o mundo lhe chamava) contava 86 anos de idade, quase todos afogueados por uma ardente luta pela vida que ele ambicionava ser, como foi, exemplaríssima e que constituísse a suprema riqueza dos seus extremosos filhos.
Sem qualquer espécie de vaidade, apesar de na sua querida e amada Póvoa ter exercido cargos de importante e alto relevo, era o decano dos comerciantes poveiros, em cuja classe era estimadíssimo, não só por aquele facto mas e sobretudo por os seus conselhos assentarem sempre numa base segura, prudente e conciliatória.»
Joaquim Martins da Costa foi um dos fundadores da Associação Comercial, em 1892, tendo sido dos seus mais dedicados servidores. Em assembleia-geral de 11 de Julho de 1894 foi eleito Presidente da Direcção e reeleito no ano seguinte.
Joaquim Martins da Costa, serviu também na Câmara Municipal, na Junta da Paróquia (depois Junta de Freguesia), à qual presidiu, foi juiz de paz, trabalhou bastante em diversas corporações e instituições locais, bem como em varias confrarias religiosas, tendo sido muito tempo Juiz da Confraria de São Tiago. Foi na nossa terra elemento destacado do novo Partido Progressista, que se organizou na vila da Póvoa de Varzim em 20 de Julho de 1879, no salão nobre do Hotel Luso-Brasileiro, com a assistência de 40 afiliados, tendo logo ali sido eleitos o Padre Francisco Leite de Morais, como Presidente, e Joaquim Martins da Costa, como 1º secretário.
Foi Joaquim Martins da Costa amigo pessoal de Francisco Gomes de Amorim, tendo assistido a inauguração (e assinado o respectivo auto) da placa de mármore que a Câmara da presidência de Pereira Azurar mandou colocar na casa do poeta averomarense, em 1885, assim como também assistiu às comemorações centenárias do nascimento de Gomes de Amorim e à inauguração da respectiva placa de acontecimento, em 13 de Agosto de 1927.
Era conhecido vulgarmente pela alcunha de «Joaquim do Cano», em virtude de nas traseiras da sua residência e na frente para o lado da rua das Lavadeiras ter existido um fontanário, onde
parte da população vizinha se ia abastecer de água.

BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XII, nº 1 (1973), p 56-57.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]