Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 449 
ontem: 2440 
este mês: 12507 
este ano: 62486 
total: 3399542 
último:
 
>
história local > personalidades > Os Bonitos de Amorim
Os Bonitos de Amorim

[ toponímia ]

[ + personalidades ]

 
biografia
Bonitos de Amorim é o nome por que é conhecida uma ilustre família da freguesia de Amorim, «que deu uma plêiade de pessoas notáveis pela sua benemerência – que se fez e tem feito sentir tanto na sua freguesia natal, como na Póvoa (edifício da Câmara – azulejos na fachada e no interior, terrenos para ampliação da cerca do Hospital e construções de Pavilhões, Estádio Gomes de Amorim, obra vultosa na época transformada em Piscinas da Sopete [actualmente Varzim Lazer], e Igreja de São José.
É a Ex.ma Família dos Bonitos de Amorim «a que mais largamente tem contribuído para actos de benemerência na Póvoa e em Amorim». Foi esta benemérita Família «quem dotou e embelezou os paços do concelho com os seus magníficos azulejos». Os exteriores do edifício foram oferecidos por Francisco João de Amorim e os do interior, junto das escadas, por António João Gomes de Amorim.
Foi primeiro membro destacado desta Ilustre Família José João de Amorim, Comendador da ordem da Rosa do Brasil, e da Ordem de Cristo de Portugal; foi um dos fundadores da Beneficência Portuguesa do Recife, Estado de Pernambuco, tendo vindo a Portugal em Junho de 1872, a bordo do navio «Douro».
Destacaram-se também, pela sua acção benemerente, seus filhos Manuel João Gomes de Amorim e esposa D. Adelaide Soares de Amorim (e os filhos deste casal, Manuel João Gomes de Amorim, o Mandú, D. Mariana Amorim Alves, que casou com o Dr. David José Alves e D. Teresa Amorim Cunha, que casou o Dr. Quirimo Augusto de Sousa Cunha), António João Gomes de Amorim, Joaquim Gomes de Amorim e Francisco João Gomes de Amorim, e ainda seu neto Francisco Lima de Amorim, Comendador da Ordem da benemerência, filho de José Gomes de Amorim, e que foi casado com D. Georgette Mendes Amorim, sua prima.
Sobre a acção benfeitora desta distinta Família dos Bonitos, se transcreve do semanário< «Estrella Povoense», de 13 de Janeiro de 1918, o seguinte trecho: «Mas quem é, afinal, a família dos Bonitos de Amorim?... Pode dizer-se, sem rebuço, que esta é a mais benemérita família do concelho da Póvoa». «Praticando a caridade na mais larga escala, segundo o preceito evangélico, sem ostentação nem vaidade, condoendo-se de toda a desgraça alheia, sentindo-a como se fora sua, esta família tem sempre o coração aberto à generosidade, e a vontade disposta a bem fazer».

BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. VIII, nº 1 (1969), p 47-49.

Outras referências:

AMORIM, Manuel – Os Bonitos de Amorim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. XII, nº1 (1973), p. 5-23.



 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]