Comemorações do 1º Centenário do nascimento de Rocha Peixoto


Galeria de imagens


O Ex.mo Senhor Coronel José da Rocha Peixoto, sobrinho do grande etnógrafo poveiro António Augusto da Rocha Peixoto, descerrando a placa da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto (noite de 23 de Março de 1966).

Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. V, nº 1, (1966), p. 153.

Discurso do Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Padre Manuel José da Costa Amorim, na sessão de inauguração da placa com efígie de Rocha Peixoto.

   




Homenagem feita no jazigo de Rocha Peixoto, no cemitério municipal da Póvoa de Varzim, a 18 de Maio de 1966. Colocação de coroa de flores.

Descerramento do medalhão em bronze com a efígie de Rocha Peixoto, colocado na casa onde o ilustre poveiro nasceu, da autoria do escultor Eduardo Tavares, professor da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

   

A cerimónia realizou-se a 18 de Maio de 1966, com a presença do Sr. Coronel José da Rocha Peixoto, sobrinho de Rocha Peixoto.

   


(fig.1)


(fig.2)

Imagens da sessão solene de homenagem a Rocha Peixoto, realizada no salão nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (fig.1), onde foi pronunciada a conferência Rocha Peixoto e a Etnografia (fig.2), pelo Dr. Ernesto Veiga de Oliveira.

O texto da conferência foi publicado em:

Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. V, nº 1, (1966), p. 165-214.

PDF (4,98mb)

 

Discurso de apresentação pelo Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Secretário-geral do Colóquio, Padre Manuel José da Costa Amorim.

   

Colóquio Internacional de Estudos Etnográficos Rocha Peixoto, realizado na Póvoa de Varzim, de 25 a 20 de Outubro de 1966. Sessão de abertura.

   

Colóquio Internacional de Estudos Etnográficos Rocha Peixoto, realizado na Póvoa de Varzim, de 25 a 20 de Outubro de 1966.

   

A grande afluência do público e o elevado número de conferencistas, garantiram o sucesso e a qualidade do Colóquio.

   

Exposição Bio-Bibliográfica de Rocha Peixoto (1866-1909), inaugurada a 26 de Outubro de 1966, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

   

Organizada por Flávio Gonçalves, a exposição bio-bibliográfica pretendeu “mostrar as recordações do Mestre: fotografias, manuscritos do seu espólio, livros que lhe foram oferecidos ou que escreveu, revistas que o homenagearam, cartas, as louças e os azulejos da sua colecção, objectos que lhe pertenceram, os móveis do seu gabinete de trabalho”.

   

Pormenor dos documentos apresentados na Exposição Bio-Bibliográfica de Rocha Peixoto.