Colóquio "Rocha Peixoto no centenário da sua morte"
8 e 9 de Maio de 2009
Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

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Dr.ª Maria Isabel Fernandes
........Rocha Peixoto: o gosto pela cerâmica e pelos seus artífices
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Nota biográfica

Isabel Maria Fernandes nasceu no Porto a 10 de Novembro de 1957 é casada e mãe de três filhos. Actualmente reside em Guimarães. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1981), e possui o Curso de Conservador de Museu (Lisboa, 1983). Foi Conservadora do Museu de Olaria entre 1983 e 1995, e é desde 1999 directora do Museu de Alberto Sampaio / Instituto dos Museus e da Conservação.
Tem-se dedicado ao estudo da cerâmica portuguesa, em geral, e, ao da louça preta e da faiança oitocentista, em particular, procurando também dar o seu contributo para a reflexão sobre temáticas ligadas aos Museus e ao estudo e inventariação do património móvel.
Tem escrito principalmente sobre cerâmica portuguesa mas também sobre algumas temáticas relacionadas com a museologia e a arte sacra.
E-mail: imf.isabel@gmail.com ou masampaio.directora@ipmuseus.pt

   
Resumo

Rocha Peixoto foi, na sua época, o único que fez da cerâmica, mais concretamente da olaria, uma área de investigação. Não se limitou a recolher peças e testemunhos sobre os centros oláricos, tratou de os interpretar, quer no contexto das materialidades quer no que se relaciona com o «conspecto social» e económico dos seus artífices.
Este autor realiza trabalho de campo sobre as olarias, consulta bibliografia sobre o tema, investiga, desenha, fotografa, publica o resultado dessas investigações e inicia uma colecção cerâmica no Museu Municipal do Porto. Mas, ele foi também o impulsionador de estudos cerâmicos um pouco por todo o País, sendo notável a sua preocupação em cativar investigadores para esta matéria.
Nesta comunicação faz-se a análise dos trabalhos por ele publicados sobre cerâmica, bem como se dá a conhecer a metodologia por ele usada na investigação sobre as olarias – o recurso ao trabalho de campo, à recolha de peças, à documentação, ao desenho e à fotografia.