Colóquio "Rocha Peixoto no centenário da sua morte"
8 e 9 de Maio de 2009
Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim

........
........
Dr. Manuel Costa
........Apresentação do espólio e da Biblioteca Digital Rocha Peixoto
........

   
Nota biográfica

Manuel Costa (1965) exerce funções de direcção da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, cujos quadros integra desde 1989; responsável pelo serviço de gestão editorial do Muncípio e coordenador editorial do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”; participou em 1990 no programa europeu de formação “prácticas de bibliotecario en bibliotecas públicas provinciales y municipales”; foi membro fundador da Bibliomédia e é membro do Fórum dos Editores da União Europeia; é investigador do CITAR/Universidade Católica Portuguesa; actualmente prepara uma dissertação de Mestrado sobre a relevância do Livro e da Leitura na política cultural do Município da Póvoa de Varzim.

   
Resumo

A Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim (que passou a designar-se Rocha Peixoto desde 1966) conserva o espólio do seu patrono, ilustre etnógrafo, arqueólogo, bibliotecário e naturalista nascido na Póvoa de Varzim em 1866 e falecido em Matosinhos em 1909. Enquanto a biblioteca particular foi doada pelo próprio, os restantes documentos do espólio conheceram vários destinos, pois apenas uma parte foi entregue à Biblioteca Municipal nos anos cinquenta. Por outro lado, a biblioteca e esse espólio estiveram arrumados em diversos espaços.
Só com as comemorações do 1º centenário do nascimento de Rocha Peixoto, em 1966, foram inauguradas instalações que permitiram acolher o espólio. É também nessa altura que Flávio Gonçalves apresenta e publica elementos bio-bibliográficos sobre Rocha Peixoto, fixando assim informação valiosa sobre a documentação existente na Biblioteca Municipal e sobre o paradeiro de outros núcleos documentais guardados em espólios particulares.
As comemorações dos 100 anos da morte de Rocha Peixoto, que decorrem em 2009, constituíram a oportunidade para se tratar e disponibilizar esse espólio, que até 2008 esteve acondicionado de forma deficiente e sem critérios.
A comunicação dá conta das motivações e das estratégias delineadas em 2006 e que presidiram ao desenvolvimento desde então do projecto de tratamento e disponibilização do espólio, e apresenta o trabalho realizado pela equipa técnica, dando ainda a conhecer a Biblioteca Digital Rocha Peixoto e o seu enquadramento na Biblioteca Poveira Digital, na qual o espólio Rocha Peixoto se irá integrar, a par com os demais espólios existentes na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.