Foi em 1 de Janeiro de 1870 que saiu dos prelos o primeiro periódico poveiro - a "Gazeta da Póvoa de Varzim" - jornal noticioso editado e dirigido pelo romancista Manuel Pereira Lobato. Nasceu da vontade de um grupo de poveiros, que convidou um jornalista experimentado para dirigir o primeiro jornal da terra. Ao jeito do que ocorreu com o convite que Eça de Queiroz aceitou, aos 22 anos, para fazer, de cabo a rabo o bissemanário "Distrito de Évora". Na nossa "Gazeta..." , de idêntica periodicidade, o seu "programa", de acordo com as normas editoriais privilegiava, de um modo particular, o tratamento "dos melhoramentos moraes e materiaes do concelho - manutenção dos bons costumes pela moralidade, zelo e rectidão das auctoridades ecclesisticas civis e administrativas, progresso e augmento das classes commercial e artistica, interesses da lavoura e da pesca, e conveniencias geraes da mesma villa."
Os principais impulsionadores da "Gazeta da Póvoa de Varzim" [1870-1874] foram: o Reitor da Freguesia da Póvoa, António José Dantas da Gama; o Barão da Póvoa de Varzim, Manuel Fernandes da Silva Campos; Antero Rodrigues da Silva Vieira, Manuel Gonçalves da Silva e Manuel Francisco Carneiro de Sá, que assumiram a direcção da mesa da reunião realizada em 27 de Dezembro de 1869, nos Paços do Concelho, expressamente convocada para a fundação do primeiro jornal poveiro.
Este e outros títulos da imprensa periódica poveira encontram-se digitalizados e passíveis de consulta. Este serviço encontra-se disponível na sala do Fundo Local da Biblioteca Municipal, podendo ser consultados a maioria dos periódicos poveiros até 1980.