Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 56 
ontem: 569 
este mês: 14864 
este ano: 64843 
total: 3401899 
último:
 
actividades > biblioteca

Póvoa de Varzim boletim cultural
exposição documental




 

"PÓVOA E VARZIM" Boletim Cultural

O Volume 50 do Boletim Cultural foi lançado [no dia 29 de novembro 2018] na Biblioteca Municipal.
O átrio do edifício foi quase insuficiente para acolher o número de pessoas que fizeram questão de prestigiar a edição dedicada ao herói poveiro Cego do Maio. Mais de uma centena de pessoas assistiram ao lançamento deste volume apresentado pela sua diretora, Conceição Nogueira.

“Alegria e gratidão é o que sinto neste momento em que pomos nas vossas mãos o volume 50 do nosso Póvoa de Varzim. Não posso deixar de distinguir os nossos indispensáveis, doutos e generosos colaboradores, com um sincero muito obrigada. O momento é de festa por termos cumprido, melhor, tentado cumprir, o duplo repto lançado pelo nosso Presidente da Câmara Municipal, aquando da apresentação do volume anterior. Memorizámos as suas palavras incentivadoras, o seu irrecusável desafio, que aceitámos, elaborando um número com novos autores e novas temáticas, um número digno do Cinquentenário do nosso Póvoa de Varzim, coincidente com a nossa celebração do Bicentenário do Nascimento do nosso Maior Herói – o Cego do Maio”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por constatar que “poucos projetos conseguem reunir tantas pessoas como os lançamentos do Boletim Cultural. O Póvoa de Varzim é um registo incomparável da história do concelho. É o nosso guardião de memórias”.
Fonte

Fotogaleria



"PÓVOA E VARZIM" Boletim Cultural
exposição documental

O vol. 50 que hoje celebramos é, assim, fruto da fusão dos tempos, é a síntese do Passado, do Presente e do Futuro num “Momento Único”.
E esse Momento Único, esse Presente intemporal, terá o seu ponto máximo, conforme está projectado, na Exposição Documental sobre os 60 anos de existência do nosso Póvoa de Varzim e dos seus 50 números. Nela estarão representados os principais momentos da “vida” da Revista, com destaque para a evolução do projecto editorial, graças ao experiente saber e incansável trabalho do seu coordenador, Dr. Manuel Costa.
O dia ideal para a abertura dessa Exposição seria – 30 de Novembro – é já um dia com História.
A 30 de Novembro de 1991 – passam já 27 anos – assistimos à inauguração das actuais instalações da nossa Biblioteca, a Biblioteca Rocha Peixoto.
E ao evocarmos, no Presente, esse dia do Passado, é inevitável a projecção de uma figura inesquecível, para quem a Biblioteca era praticamente a sua “casa”. A perpetuar esta ideia, vemos todos os dias, Manuel Lopes (visão artística de Rui Anahory) no cimo da escada que nos conduz ao seu gabinete e onde ainda hoje não consigo entrar sem um saudoso arrepio. A sua memória perdurará, assim, através dos tempos, isto é, para o Futuro.
Assistiremos à inauguração da importantíssima Exposição Documental, comemorando dois aniversários do nosso Póvoa de Varzim: o seu sexagésimo ano de “vida” e o quinquagésimo quanto aos volumes publicados, pelo que podemos falar das suas “Bodas de Ouro”.
Nessa Exposição dar-se-á conta da evolução do seu projecto editorial, bem como dos seus Directores, equipas editoriais e Colaboradores. Cada painel apresentará uma contextualização histórica.
A sua organização é de Manuel Costa, Maria de Lurdes Adriano e Maria da Conceição Nogueira (conteúdos), Fátima Costa e Ana Costa (apoio documental e redactorial) e José Ferreira e Constança Marafona (montagem).
Resta acrescentar que o layout e a mancha gráfica dessa Exposição serão especialmente criados por Margarida Ventura, designer da Revista e uma conceituada criadora da Plenimagem, empresa que venceu o concurso de ideias para o desenvolvimento do novo grafismo do Póvoa de Varzim, em 2005, e que, desde então, vem assegurando a sua paginação e a actualização do respectivo layout.

Maria da Conceição Nogueira, [Directora da revista]
"Póvoa de Varzim - boletim cultural", Vol. 50 (2018), p. 16.


Os painéis da exposição

A concretização de uma ideia "já secular"
Modernização da revista
Novos rumos do trabalho editorial
Manuel Lopes ao serviço do Boletim Cultural
Um sonho bem vivo
Um legado intemporal
Homenagem ao fundador
Marco comemorativo

Veja também

  • Volumes disponíveis
  • Normas de publicação
  • Autores do "Póvoa de Varzim - boletim cultural"






  •  
    Biblioteca Municipal
    Rocha Peixoto

    Rua Manuel Lopes
    4490-664 Póvoa de Varzim

    +351 252 616 000
    biblioteca@cm-pvarzim.pt


    <b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













    Ano Europeu do Património Cultural 2018
    Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

    Repositório Digit@l  João Francisco Marques
    Repositório Digit@l
    João Francisco Marques
    Repositório Digit@l  João Francisco Marques



    Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
    Repositório Digit@l
    ROCHA PEIXOTO
    Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

    saber mais
    saber mais saber mais

    biblioteca | início  
    ...
      Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
     
    . | . | .

    [ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]