Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 120 
ontem: 247 
este mês: 14095 
este ano: 64074 
total: 3401130 
último:
 
actividades > diana bar

Comemoração do Dia do Pescador




 

  • Oficina de Modelismo Naval
    - embarcações tradicionais poveiras

    com António Fangueiro
    9h - 12h30 / 14h - 17h30

  • Apresentação do Projecto
    "Património Marítimo
    - aprender e marear na Lancha Poveira"

    da Biblioteca Municipal em parceria com a Escola EB1/JI do Século
    21h30

António Fangueiro vai estar todo o dia na Biblioteca do Diana Bar, para dar a conhecer às crianças algumas réplicas de embarcações tradicionais poveiras feitas por ele. As crianças vão conhecer e aprender como se faz algumas réplicas de embarcações tradicionais poveiras.

A construção de modelos será porventura a melhor forma de ter contacto físico com aquelas magníficas embarcações, que nos anos 80 eram já memórias do areal, e um miúdo nem sonhava que elas ali estiveram antes. Desde as suas variadas dimensões, às cores, nomes, símbolos e marcas, ou aos padrões de ordenamento de todos esses elementos, tudo se revela fascinante nestes antigos barcos, pois são eles o meio essencial de um pescador, e era a partir deles que o resto da comunidade se estruturava. Foi a partir deles, que a Póvoa de Varzim de antanho se revelou ao autor.

As escolas participantes nesta oficina de modelismo naval são:
- manhã, das 11h00 às 12h00, Escola EB1 dos Sininhos, duas turmas do 3º ano de escolaridade
- tarde, das 14h00 às 16h30, Colégio de Amorim, duas turmas do 5º ano de escolaridade

Nota biográfica de António Fangueiro
Nascido em Vila do Conde em 1975, de pai caxineiro e mãe poveira, sempre viveu na Poça da Barca, "virado a Norte" e com a Póvoa de Varzim como maior referência, pois ambos os progenitores (e seus antepassados) sempre estiveram ligados à pesca, com epicentro na Póvoa. Cedo se habituou às lides da pescaria local, durante os anos 80, na antiga praia do peixe, por entre as mulheres e os pescadores que vinham ao areal descarregar o produto da faina, entretido com os típicos barquinhos de lata que se enchiam com berbigão e ameijoa, para depois vender à face da estrada junto com a mãe e o seu peixe.

Os anos 80 iam acabando e o antigo ex-libris do pescador poveiro, a afamada praia dos seus barcos, também, em prol da modernização, mas as memórias ficaram. No entanto, nunca o real passado daquele local, imortalizado em centenas de fotografias, postais ou textos, havia sido despertado para o conhecer mais a fundo.

Tal viria a acontecer em 2007, fruto de uma passagem profissional pelo estrangeiro, onde muitas das vezes se vê realmente as cores da terra de onde viemos, e se procura todos os detalhes possíveis sobre ela.

Assim teve início um blogue, curiosamente sobre as Caxinas, mas que rapidamente englobou Vila do Conde e Póvoa de Varzim, fruto de os temas se centrarem no mar.

Desenvolvendo temas centrais como a pesca do bacalhau, as embarcações tradicionais portuguesas, ou formas de arte e expressão marítima, as antigas embarcações de pesca da Póvoa de Varzim tomaram especial lugar na constante investigação e pesquisa sobre estes temas, e esse foi o mote para o início do modelismo naval. Era essencial passar das duas dimensões de uma imagem antiga, para as três dimensões de um modelo.

Após 5 anos de investigação - nunca terminada -, o universo das embarcações que impressionaram artistas e poetas, revelou-se extremamente vasto, percorrendo todo o Norte do país e Galiza, outras comunidades para Sul, indo mesmo para além do Tejo, e além-mar, ao Brasil, Angola e Moçambique.

À noite, nesse dia, o referido projecto será apresentado na Biblioteca Diana Bar, pelas 21h30, com a projecção de um vídeo e exposição dos trabalhos feitos pelos alunos no decorrer do mesmo.


Apresentação do Projecto "Património Marítimo - aprender e marear na Lancha Poveira"

O projecto “Património Marítimo - aprender e marear na Lancha Poveira” promovido neste ano lectivo pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, em parceria com a Professora Maria Luísa Salgado, da Escola EB1/JI do Século, Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio, integrou sessões temáticas abordadas com convidados, sobre o falar poveiro, desenhar para navegar, musicar o mar, histórias do nosso mar, ilustres e heróis poveiros, oficina de modelismo naval, poemas do mar, dinamizando sessões pedagógicas, tendo em vista estimular essas crianças a descobrir e a explorar o património marítimo local.

Partilhar

Dia 31 de Maio

Na Biblioteca Diana-Bar

Ver também:

      •     Projecto de recuperação da "Fé em Deus"  

      •     Projecto “Património Marítimo”  

      •     Galeria de imagens - Oficina  

      •     Galeria de imagens - Projecto "Património Marítimo"  




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]