A questão do Jesuitismo

Voltar

 

O Sr. Afonso Soares e o Jesuitismo

Artigo de Rocha Peixoto publicado no Jornal “A Independência”, da Póvoa de Varzim, em 18 de Outubro de 1883, p. 3. O artigo está assinado Augusto César, então o nome literário do jovem Rocha Peixoto (estudante de 17 anos), cujo nome completo era António Augusto César Octaviano da Rocha Peixoto.

Este texto polémico de Rocha Peixoto foi-lhe suscitado por um artigo saído pouco antes em dois números de um jornal conservador da Póvoa de Varzim – artigo da autoria de outro moço estudante, futuro sacerdote, e poveiro como Rocha Peixoto [Vide: Afonso dos Santos Soares – “Os Jesuítas”, in “Estrela Povoense”, da Póvoa de Varzim, de 9 e 16 de Setembro de 1883].

Este estudo de Afonso Soares não se reduziu não se reduziu a estes dois artigos, logo criticados pelo de Augusto César [Rocha Peixoto]: estendeu-se esse estudo por oito números do mesmo jornal, sem nunca chegar a ser concluído, nem jamais nele se aludir ao comentário aceroso de Rocha Peixoto. Vide: Afonso dos Santos Soares – “Os Jesuítas”, in “Estrela Povoense” de 1883, nas seguintes datas: 9 de Setembro, p. 1; 16 de Setembro, pp. 1-2; 14 de Outubro, pp. 1-2; 28 de Outubro, p. 2; 4 de Novembro, p. 2; 18 de Novembro, p. 2; 9 de Dezembro, p. 1-2; 30 de Dezembro, p. 2. Só no número de 28 de Outubro da “Estrela Povoense” se inseriu uma carta, não assinada, dirigida a Afonso dos Santos Soares, na qual um pretenso amigo lhe perguntava se havia lido o artigo de Augusto César [Rocha Peixoto] impresso n’”A Independência”, e lhe dava um resumo dele. Acompanha a referida carta uma resposta do próprio Afonso dos Santos Soares, que diz que, por desconhecer tal escrito, o fora ler; acusa então o jornal “A Independência”, órgão do partido republicano na Póvoa de Varzim, de ser inimigo da fé católica, e declara lançar ao desprezo o arrazoado de Augusto César [Vide: Desprezo!! Só desprezo!!, in Jornal “Estrela Povoense” de 28.Outubro.1883, p.2. Em Fevereiro de 1884.

Porém, Afonso dos Santos Soares, que também se assinava Osnoffa de Castro, iniciou na “Estrela Povoense” uma longa réplica ao ataque publicado por Augusto César [Rocha Peixoto] n’”A Independência” de 18 de Outubro de 1883 [Vide: Afonso dos Santos Soares – Secção Crítica. Uma questão atrazada. Resposta a um extenso artigo do snr. Augusto César, inserto no papel democrático que se publica nesta vila com o título Independência”, in Jornal “Estrela Povoense”, 24 de Fevereiro, p. 2; 2 de Março, p. 2; 9 de Março, p. 2; 16 de Março, p. 1-2; 23 de Março, p. 1-2; 30 de Março 1884, p. 2.

Rocha Peixoto não retorquiu… Mas em Abril de 1884, no “Estrela Povoense”, saiu outro artigo, subscrito por Ateneu, de oposição à doutrina expensida n’”A Independência” por Augusto César [Vide: Ateneu – Comunicado. Duas palavras ao snr. Augusto César com referência a um seu artigo, já há muito publicado no semanário A Independência, tendo por epígrafe, se bem me lembro, o snr. Afonso dos Santos Soares e o jesuitismo”, in Jornal “Estrela Povoense”, 27 de Abril de 1884, p. 3.
Rocha Peixoto respondeu imediatamente a Ateneu, através do artigo “Ao «Ateneu»”, publicado no jornal “A Independência”, da Póvoa de Varzim, em 3 de Maio de 1884, p. 3, transcrito no Vol. III das suas “Obras”.

Sobre a questão do Jesuitismo entre Rocha Peixoto e Afonso Soares. ver mais

GONÇALVES, Flávio, Org. Pref. e Notas – Obras. Primeiras intervenções na imprensa. O Sr. Afonso dos Santos Soares e o Jesuitismo – Vol. III de “Obras”, p. 5-12. Nota de rodapé.

 
Voltar