As Bibliotecas conservam e divulgam a memória do mundo, mas também têm como função recolher, tratar, explorar, conservar e divulgar a memória da sua vida local.
O Fundo Local reúne todo o tipo de documentação e publicações referentes a uma determinada localidade, produzidas por essa comunidade ou com ela relacionadas. Referem-se aos mais variados aspectos da sua vida, história e actividades.
— NUNES, Henrique Barreto - Da Biblioteca ao Leitor. Braga: Autores de Braga, 1996.
Assim, o Fundo Local disponibiliza aos seus leitores documentos sobre o património cultural e Natural da Póvoa de Varzim, assim como tudo o que diz respeito ao quotidiano da comunidade poveira.
Compete à Biblioteca Municipal recolher, tratar, conservar, explorar e difundir toda essa documentação, nos seus diferentes tipos de suporte, tornando-a acessível a toda a população.
O Fundo Local é constituído por documentos impressos, iconográficos, cartográficos e audiovisuais.
Entre os documentos impressos encontram-se as monografias sobre a história local, biografias sobre personalidades poveiras ou que não o sendo viveram parte da sua vida nesta cidade, assim como obras literárias de escritores nascidos no concelho ou que a este se refiram. As publicações periódicas sob a forma de jornais e revistas locais e também almanaques, anuários, folhetos, panfletos, brochuras diversas e roteiros de cariz local são material compilado no Fundo Local. Existem, ainda, dossiers temáticos, constituídos por recortes de imprensa sobre variados temas de interesse.
As cartas topográficas, plantas da cidade e mapas são documentos cartográficos existentes no Fundo Local, importantes para o estudo geográfico e urbanístico do concelho.
Nesta sala, existem também documentos audiovisuais, entre os quais, cassetes-vídeo, DVD, cassetes áudio e CD sobre a Póvoa de Varzim, disponíveis para empréstimo às escolas do concelho e audição / visionamento na biblioteca.
O público interessado pode ainda consultar, em suporte digital, os periódicos locais desde 1870 a 1980.
No Fundo Local pode, adquirir as edições municipais, nomeadamente o Boletim Cultural, publicação anual local desde 1958.