Considerado como um dos autores incontornáveis da literatura mundial, venceu entre outros, o prestigiado prémio Strega e os prémios Napoli e Paese Sera. Desde cedo conciliou a escrita ao seu trabalho de jornalista no prestigiado Corriere de la Sera, onde permanecerá até ao final da vida. Em 1945 é publicado O DESERTO DOS TÁRTAROS, romance que será o inicio da sua fama internacional, alvo de sucessivas reedições, adaptado ao teatro por Albert Camus e posteriormente ao cinema.
Dino Buzzati detém um estilo inconfundível, que não obedece a modas e etiquetas, explorando sempre uma visão fantástica e absurda do real.
A sua obra está traduzida em inglês, francês, alemão e espanhol e difundida largamente em todo o mundo.
Destacam-se da sua vasta obra, os romances Bàrnabo delle montagne, Il segreto del Bosco Vecchio e Un amore, e os volumes de contos, I sette messaggeri, Il crollo della Baliverna e Paura alla Scala, que serão mais tarde compilados no volume Sessanta racconti. A par da escrita, dedica-se à pintura e à ilustração, conciliando estes universos no livro infantil ilustrado, La famosa invasione degli orsi in Sicilia, ou em, Poema a fumetti. É igualmente autor de vários textos de teatro.
Livros disponíveis na Biblioteca:
- O DESERTO DOS TÁRTAROS
- O SEGREDO DO BOSQUE VELHO
- OS SETE MENSAGEIROS