[ Um testemunho ]
[ + personalidades ]
| | Um Herói Português O Padre Joaquim Ferreira da Silva, religioso da Companhia de Jesus, nasceu em Santo Tirso, em 10.Maio.1916, numa família muito religiosa, sendo que, cinco dos seus irmãos seguiram a vida sacerdotal e três irmãs foram freiras. Faleceu na Póvoa de Varzim em 9 de Dezembro de 1987, estando sepultado no cemitério da Póvoa de Varzim, cidade onde chefiava então a residência da Companhia de Jesus, da qual foi nomeado Superior a 24 de Dezembro de 1976.
Alistou-se no Exército Português em 6 de Maio de 1958, como alferes graduado Capelão, tendo sido graduado no posto de Tenente Capelão em 1 de Dezembro de 1960. Tendo resultado como provado — por investigação realizada no Arquivo Geral do Exército e no Arquivo Geral da Marinha, com análise de documentação original e bibliografia sobre o período, bem como através da audição de várias individualidades envolvidas — que na tarde de 19 de Março de 1962, o Capelão Joaquim Ferreira da Silva, deu solução, com indómita coragem, a um grave incidente ocorrido no campo de prisioneiros de Pondá, na antiga Índia Portuguesa, arriscando a sua própria vida e, avaliadas as circunstâncias de grande instabilidade emocional, tensão e risco vividos nesse dia, o acto heróico e abnegado protagonizado pelo Capelão Joaquim Ferreira da Silva evitou que a situação tivesse uma escalada imprevisível pondo em risco a vida dos cerca de 1750 militares portugueses e civis presentes foi-lhe concedida, a título póstumo, pela Portaria nº. 1217/2007, do D.R. II Série, nº. 251, de 31 Dezembro 2007, a Medalha Militar de Serviços distintos, grau ouro, com palma, “pelas raras e notáveis qualidades de abnegação, coragem moral, firmeza de carácter e virtudes militares, dignas de serem apontadas como exemplo, classificando-o como distintíssimo e relevante, do qual resultou honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas.”
Em Maio de 2008 foi homenageado, na Póvoa de Varzim, por um grupo de prisioneiros de guerra no campo de Pondá (Índia), que lhe devem a vida pelo atrás referido acto de coragem do dia 19 de Março de 1962.
|