Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 622 
ontem: 500 
este mês: 15930 
este ano: 65909 
total: 3402965 
último:
 
actividades > biblioteca

"Flora Photographica: folhas, flores, frutos" - exposição de macrofotografia




 

Flora Photographica: folhas, flores, frutos
Fotografia de Carlos Capelão e Henrique Souto

Inaugura no dia 9 de Agosto, pelas 21h30, na Galeria da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, a exposição Flora Photographica: flores, folhas, frutos, com trabalhos de Carlos Capelão e de Henrique Souto. Estarão expostas fotografias em grande e médio formato, a par de uma projecção multimédia de outras obras dos autores.
Durante o decorrer da exposição estarão disponíveis para venda edições especiais de fotografias e de postais cujos fundos reverterão a favor do Projecto de Estimulação Multissensorial, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, destinado a doentes em estado avançado de demência.

Sobre os autores


Carlos Capelão nasceu em Moçambique em 1957, onde residiu até 1983. Vive na Póvoa de Varzim. Desempenhou funções de Key Account Manager numa multinacional sueca até final de 2012. É fotografo freelancer desde 2013.
Website: http://www.ccapelaophotos.com/
Membro em http://www.flickr.com/photos/carloscapelao/


Henrique Souto nasceu em Moçambique em 1958, onde residiu até 1976. Vive e trabalha em Lisboa. É geógrafo e professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e fotógrafo amador. Realizou a sua primeira exposição individual em 2009 na Sociedade de Geografia de Lisboa. Fotografias suas têm integrado diversas exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, Alemanha, Austrália, Estados Unidos da América. A qualidade das suas imagens tem tido reconhecimento internacional (entre outras distinções, venceu duas categorias do International Garden Photographer of the Year nos anos de 2007 e 2011).
Website: http://www.henriquesouto.net/
Blogue: http://segundaescolha.blogspot.pt/


Que o caminhante não passe indiferente ao pedido destas imagens para que encontremos uma relação harmoniosa de cores e linhas, uma sintonia entre a natureza representada e o olhar e a mente que a observam. Guiado por formas que se aproximam da máxima nitidez, o nosso espírito hesita entre a realidade e o devaneio enquanto nos perguntamos se Carlos Capelão e Henrique Souto sonharam estas flores, estas folhas e estes frutos, ou se foram as flores, as folhas e os frutos que tocaram a humanidade e o sentido do maravilhoso destes fotógrafos. O resultado contém o estatuto e o enigma de um acto criador: dele emergem entes de uma elegância geométrica tal, que se libertam da materialidade e das leis da gravidade, das sombras e da fealdade.
Cada flor, folha ou fruto, cria os seus próprios limites: porções de espaço em torno de transparências e opacidades, que se destacam sobre fundos homogéneos (Acer pseudoplatanus, Ficus religiosa); contornos que demarcam com clareza o motivo (Marmelo, Helichrysum, Leucospermum). Todavia, imagem e fundo contribuem num todo para o significado da fotografia: viajamos livremente, em passagens suaves ou em saltos abruptos, entre aquela e este; evadimo-nos para apreendermos a floresta nas linhas de uma única folha, vermos todas as folhas nas nervuras de uma só, adivinharmos a sensualidade, a sexualidade e a reprodução no estame e no gineceu, descobrirmos a ausência de limites em cada microcosmo, comungarmos com o fotógrafo, que se assume como artesão demiurgo, o gosto pela busca das leis que estão para lá do visível.
Capelão aprimorou até à excelência este apelo através da foto de flores. Souto desenvolveu-o a partir de folhas e frutos. Expõem aqui trabalhos realizados entre 2006 e 2013, no exercício de diferentes técnicas de captura – expressão paradoxal para uma arte que não aprisiona, mas sobretudo devolve, ao olhar comum, as múltiplas dimensões da infinitude e do ilimitado – e utilizando suportes fotográficos distintos. As folhas de Henrique Souto foram originalmente captadas por procedimentos analógicos (as imagens são ampliações de diapositivos 24x36 cm), as flores e os frutos dos dois foram captados por processos digitais, a partir dos quais se efectuaram todas as impressões.
Avisamos, porém, que essas visões do belo, esses mergulhos na emoção, são recusados ao distraído, ao caminhante metido com os seus pensamentos, ao absorto em subjectividades graves ou fúteis.
É face ao observador interessado, que percorre as suas linhas e superfícies, que estas imagens provocam a despertez do olhar, abrem-se para a diversidade de avaliações e disposições de espírito: sem linhas do horizonte e planos de fuga que os inibam, os nossos sentidos vagueiam além e aquém de todas os pontos, traços, espaços e cores, vão da melancolia ao devaneio e ao entusiasmo enquanto a nossa respiração se suspende para melhor apreender todos os efémeros que se sucedem.

Luís Martins
IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional


Partilhar


De 9 de Agosto a 3 de Setembro

Na Biblioteca Municipal

Ver também:

      •     Folheto da exposição  




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]