Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 451 
ontem: 500 
este mês: 15759 
este ano: 65738 
total: 3402794 
último:
 
actividades > biblioteca

Apresentação do livro infantil
"O Mocho Sábio"




 

O MOCHO SÁBIO

Autora e ilustradora
Beatriz Lamas Oliveira

Prefácio
Prof. João Eduardo Rabaça
Universidade de Évora

O Mocho Sábio

O 1º Livro da Coleção Vida Selvagem
Conta a história de um casal de mochos galegos, a Sancha e o Raimundo que estão apaixonados e escolheram um bonito local para viver mas a Sancha não consegue pôr os ovos e anda muito triste. O Casal tem um amigo sábio, o mocho Al-Kibir. O Al-Kibir vive numa casa muito misteriosa e especial, aprendeu a ler e adquiriu conhecimentos que se vão revelar muito úteis.
Outras aves amigas são os chapins azuis. Estes fazem família sem problemas.
Ratinhos do campo brincalhões vivem num celeiro abandonado celeiro faz parte da quinta onde vivem o casal Sancha e Raimundo.
Os mochos comem ratinhos do campo e isso torna-os animais apreciados pelos agricultores, pois demasiados ratinhos podem ser uma praga!
A história passa-se numa aldeia escondida na região entre Douro e Minho, ali há pessoas que sabem o que é o bem-estar animal e que observam a tristeza da Sancha. Sabem que aqui há um problema de saúde animal mas as pessoas não falam a língua dos pássaros e não podem ajudá-los directamente.
Quem vai descobrir e resolver a origem da infertilidade da Sancha é o mocho Al-Kibir e depois disso o casal decide mudar de lar, quer dizer mudar de ninho. E a vida selvagem feliz vai de novo continuar o seu rumo, a Sancha e o Raimundo vão constituir família!

Discurso directo
O meu nome é Beatriz Lamas Oliveira.
Nasci em Braga (Quinta do Anjo, Ferreiros). Fiz Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa. Frequentei e concluí os Cursos de Medicina Tropical no INSA e o de Saúde Publica da ENSP de Lisboa.
A minha carreira profissional foi no Ministério da Saúde como Especialista em Saúde Pública. O meu trabalho em Saúde Pública foi uma inesgotável fonte de aprendizagem sobre comportamento humano.
A saída da função pública foi libertadora!

Pintura
Comecei a pintar a óleo aos 17 anos. E era o início de uma tentativa de usar uma outra linguagem para me expressar.
Na década de 80 comecei a utilizar o pastel seco: regressada ao Minho nos anos 80, foi a minha forma de sentir a paisagem que me levou a descobrir o uso do pastel seco, assim como que a descoberta de uma chave para expressar outras cores, outros volumes, outra sensações.
Na década de 90 voltei a precisar de utilizar o óleo e a tela: tinha trabalhado 9 anos no Alentejo e de lá trouxe, além do respeito pela população, a marca indelével das formas, cores, estruturas da paisagem urbana e rural alentejana. Estas memórias muito fortes pintei-as a óleo sobre tela.
Em 2010 comecei a utilizar a aguarela para expressar uma outra forma de sentir: mais plástica, menos autobiográfica, igualmente intuitiva. A aguarela como meio foi utilizada para descrever uma paisagem urbana e suburbana que eu sinto que está a mudar muito rapidamente e tem pinceladas de muita nostalgia e de muita ironia.
Comecei a viajar sempre com o bloco e as canetas para fazer esboços. A Aguarela tem a vantagem da rapidez do esboço.
Fiz duas exposições na Casa dos Crivos, em BRAGA nos anos 80. Mais recentemente expus em Grândola e no Porto, em 2011. Uma nova exposição esteve patente na Casa dos Crivos de 28 de Abril a 19 de Maio de 2012.
Uma nova exposição, Viagens no Minho decorreu na Casa Do Curro em Monção de 1 até 30 de Setembro de 2012.
No Welcome Center da MAIA de 2 a 24 de Fevereiro de 2013.
A pintura e a escrita são o foco principal da minha vida.

Ilustração
Fiz a ilustração (pro bono) do Livro "A Lagartixa Casadoira" de que é é autora a Drª Luísa Chaves, Bióloga.
A Lagartixa Casadoira já tem a segunda edição (Janeiro 2014).Tinha saído no fim de Novembro de 2013!Este livro foi escolhido para o concurso concelhio de leitura, 3º ano em 2014.
Tem uma Nota da Drª Laurinda Alves: "A Lagartixa Casadoira deu-me a conhecer as origens, hábitos e habitat das lagartixas-da-montanha, mas também me deu a conhecer a realidade da superação diária e mostrou outros caminhos de transcendência".
Sinopsis: O Iberolacerta monticola, a lagartixa-da-montanha, surge como um animal apaixonado, resgatado da realidade biológica portuguesa, e na escrita de Luísa Chaves, revela-se uma história apaixonante e encantadora.
Escrita para que todos possam aprender, está pensada com especial carinho para os pequenos aventureiros e exploradores da natureza (6..7 anos).
Editora Escola do Mar_http://www.escolademar.pt

Escrita
Escrevo histórias desde a escola primária e a GRADIVA publicou o meu primeiro romance em 1999. "O Insecto Imperfeito". Foi agora atualizada a minha atividade: anulei o contrato que fiz em 1999 com a Gradiva e agora os direitos de edição revertem integralmente para mim. E por isso posso comercializar o meu Livro "O Insecto Imperfeito" através da minha empresa, a Editora Escrivaninha Unipessoal Lda, criada a 4 de Novembro de 2013.A minha Editora fez contrato com Al Antunes Livreiros, uma empresa sediada em Braga para a promover a venda dos livros “O Insecto Imperfeito” em Feiras do Livro e Escolas.

Editora Escrivaninha Sociedade Unipessoal Lda
Sócia Gerente Beatriz Lamas Oliveira
Sede: Urbanização da F Seca 5-A Rc/Esq
Fraião 4715-137 Braga

A Editora Escrivaninha vai iniciar atividade no mercado com uma Coleção de Livros para crianças, dirigida à faixa etária dos 8 aos 12 anos.
O 1º Livro da Coleção VIDA SELVAGEM tem o Titulo "O MOCHO SÁBIO", sendo autora e ilustradora Beatriz Lamas Oliveira e tem saída prevista para dia 2 de Abril.


Partilhar


Dia 29 de Abril, terça-feira, 11h30

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]