Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 560 
ontem: 500 
este mês: 15868 
este ano: 65847 
total: 3402903 
último:
 
actividades > infantis

FESTA DO LIVRO E DA LEITURA




 

Abril, mês do Livro, da Leitura e das Bibliotecas.

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto celebra a FESTA DO LIVRO E DA LEITURA com Histórias, Leituras, Exposições, Ateliers e Tertúlias, promovendo a importância do livro e da leitura, na conquista de diferentes públicos.

Neste mês assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A Leitura torna-se pública, de e para todos.

Desde 1967, 2 de Abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, é celebrado como o Dia Internacional do Livro Infantil, que tem por finalidade, atrair a atenção das crianças para a importância do livro e da leitura e formar leitores desde a mais tenra idade. Constitui, em simultâneo, uma homenagem à literatura e aos livros para crianças.

No dia 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, serão promovidas atividades na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Diana Bar, para o público infantil.

No Diana Bar, a 2 de Abril será inaugurada uma Exposição de Ilustração Infantil “IMAGIMUNDO” da Ilustradora Elsa Neves, que estará patente até ao fim do mês. Também, nesse dia, pelas 11h00, Elsa Neves dinamizará um Atelier de Ilustração Infantil para as crianças viajarem na imaginação. Elsa Neves nasceu em 1979, em Londres, e estudou Belas Artes. Trabalha como ilustradora desde muito nova e é apaixonada pelo mundo da ilustração, principalmente ilustração infantil. Publicou o seu primeiro livro em Portugal em Dezembro 2013. Imagimundo - Um mundo onde brincar e imaginar é obrigatório e o presente infantil é colorido pelos sonhos dos “faz-de-conta”. Cada personagem da coleção busca os seus futuros antecipados ou, se calhar, apenas brinca na permissão que o tempo lhe dá...

Na Biblioteca Municipal, a 2 de Abril, pelas 15h00, haverá uma Hora do Conto animada com uma Aula do Yoga para Crianças, baseada no conto “Onde Mora a Felicidade?” da autoria dos poveiros Ana Almeida Martins (texto) e Migyel Tepes (ilustração). Esta atividade será dinamizada pelo Áshrama Póvoa de Varzim – Centro do Yoga da Confederação Portuguesa do Yoga. No final as crianças poderão, com a ajuda do ilustrador, pintar um desenho sobre a história.

Ana Martins, do Áshrama Póvoa de Varzim dá a conhecer um pouco da magia do Yoga Sámkhya através desta história. “O que fazer quando estamos tristes? Era uma vez um menino que decidiu viajar à volta do mundo à procura da casa da Felicidade para se sentir mais feliz. Ajudado pelos animais que foi encontrando pelo caminho, acaba por fazer uma descoberta surpreendente!”

A 9 de Abril, pelas 14h30, as crianças participarão numa sessão de leitura animada dos livros infantis “Ana Rita e os amigos” e “O farol dos pequenos aventureiros” de Ascensão Lopes.

Sinopse do livro “Ana Rita e os amigos”: Vem conhecer a Ana Rita e os seus amigos, que vivem um monte de aventuras e provam a amizade que os une. E sabes quem são esses amigos? Não penses que são somente outras meninas e meninos. Sim, além das meninas e dos meninos, também são amigos da Ana Rita a mamã e o papá, a avó e o avô, os primos e o gato Tareco, mais o cão Piloto… E todos gostam de se reunir para festejar, para se divertir e sorrir à vida!
Sinopse do livro “O farol dos pequenos aventureiros”: Já subiste a um farol na companhia de amigos, vivendo uma grande aventura? Não?! Pois então, entra neste livro, junta-te ao grupo de amigos que nele existem e prepara-te para te sentires um pequeno aventureiro. Mas fica já a saber que uma aventura, para ser uma verdadeira aventura, acaba sempre em bem, com os amigos a aprenderem mais umas lições no curso da vida.

A 17 de Abril, pelas 15h00, realiza-se uma Marés de Leitura - Encontro com Luís Henrique Stingl e Benedita Stingl. Esta atividade consiste em ações de descoberta de novos talentos na escrita e ilustração, dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos, promovendo o contato de crianças e jovens com diferentes autores e ilustradores. Luís Henrique Stingl é um jovem de 12 anos e ilustra as obras infantis de sua mãe, Benedita stingl.

A 23 de Abril de 1616, faleceram Shakespeare e Cervantes, dois grandes escritores. Desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. É uma homenagem mundial ao livro e seus autores, sensibilizando os mais jovens para a descoberta e o prazer da leitura. A ideia partiu da Catalunha, Espanha, honrando uma velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um LIVRO.

A 23 de Abril, será dinamizada a iniciativa “Livros na Rua – Faça compras, receba Livros!” na Rua da Junqueira.

Na Biblioteca Municipal, a 23 de Abril, pelas 15h00 haverá uma Sessão de Leitura Especial com Miguel Sá, que explicará como se lê em braille e em suportes digitais adaptados para invisuais.

Também pelas 18h00, será inaugurada a Exposição “Vidas com Livros” dedicada a Énio Ramalho no Centenário do seu nascimento, seguindo-se uma sessão evocativa na qual participarão familiares, amigos e professores do “Liceu” que trabalharam e conviveram com o Professor Énio Ramalho.

A exposição estará patente de 23 de Abril até 27 de Junho de 2015.



Abril 2015

Na Biblioteca Municipal




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]