Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 119 
ontem: 957 
este mês: 16384 
este ano: 66363 
total: 3403419 
último:
 
actividades > biblioteca

SERRALVES NA PÓVOA DE VARZIM
Exposição "Da Escrita à Figura - desenhos da Fundação de Serralves"




 

No âmbito do protocolo assinado entre o Município da Póvoa de Varzim e a Fundação Serralves, esteve patente na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto a exposição "Da Escrita à Figura - desenhos da colecção da Fundação de Serralves" de 6 de Dezembro de 2008 a 10 de Janeiro de 2009.

De acordo com o Serviço de Curadoria da Fundação de Serralves, "Os trabalhos reunidos nesta exposição exemplificam diversas atitudes singulares em relação ao desenho por parte de artistas que o utilizam, seja como um suporte de provocação de códigos de comunicação visual como a escrita ou a representação matemática, seja num exercício diarístico e intimista de problematização do retrato e da representação da figura, seja como experimentação de possibilidades da forma e da ocupação do espaço, nessa relação projectiva e processual que o desenho oferece por exemplo à escultura. Artistas de diferentes tradições, contextos e linguagens confrontam-se ao longo da exposição suscitando curiosas coincidências ou oposições na sucessão das suas obras.

Num primeiro núcleo, encontramos reunidos trabalhos de Mirta Dermisache, Ana Hatherly, Jorge Pinheiro e António Sena. Os trabalhos de Hatherly e de Dermisache são exemplares de uma relação entre escrita e imagem que, desde inícios do séc. XX,  tem redefinido a condição da obra de arte ao longo do século XX, das experiências dos primeiros modernismos até à emergência da poesia visual e da arte conceptual. Hatherly e Dermisache utilizam a escrita, liberta dos seus significados linguísticos, como suporte de construção da imagem.

No caso de Mirta Dermisache, as suas grafias abstractas, reveladas muitas vezes através de edições de artista como jornais e posters, propõem a utopia de um código independente de outros códigos manipulados nas suas convenções ideológicas, como acontece no caso dos órgãos de comunicação social.
Jorge Pinheiro edita na década de 70 o álbum “Quinze ensaios sobre um tema ou Pitágoras jogando xadrez com Marcel Duchamp” (1970-74). Os desenhos minuciosos e meticulosos do artista nele apresentados são editados em “off-set”, reconhecido o rigor da reprodução que esta tecnologia oferece em relação às técnicas mais artesanais da gravura ou da serigrafia, então mais frequentemente utilizadas em muitas das edições de artista acontecidas no contexto português. Jorge Pinheiro desenvolve nestes desenhos a série de progressão numérica do matemático italiano Fibonacci, a qual possibilita construção de figuras geométricas como a espiral. Torna-se curioso o confronto desta experiência de Jorge Pinheiro com as obras do artista italiano Mario Merz, o qual desenvolve igualmente a espiral como forma construtiva de muitas das suas esculturas, a partir das séries de Fibonacci.

Na obra de António Sena, o desenho é revisitado a partir da inscrição, rasura, composição, evidência e ocultação de uma complexa cartografia de marcas, sinais, escritas e representações. A obra de Sena introduz referências onde a representação de sígnos identificáveis origina uma objectividade surpreendente num processo de apropriação de registros do quotidiano. Numa série de trabalhos de finais da década de 70, o artista apresenta gráficos de barras cujas coordenadas e abcissas resultam em ritmos de alturas e densidades variadas, estatísticas abstractas sem referentes, cuja mensurabilidade se regista através de números, linhas, notas dispersas, rasuras e grafias para além de qualquer legibilidade.

Num outro núcleo da exposição encontramos desenhos da autoria de Sigmar Polke. São trabalhos de natureza quase diarística, registos de ideias e de projectos marcados frequentemente pelo humor e pela irisão. Os desenhos de Polke, provenientes dos seus cadernos de notas de finais da década de 60, constituem anotações de projectos que nessa altura o artista concretizaria nas suas pinturas ou esculturas subversivas e irreverentes, como acontece no caso do projecto da sua famosa “Casa de Batatas”,  aqui apresentado.

“Da Escrita à Figura” desenvolve-se num conjunto de momentos representativos da obra em desenho de artistas cujo confronto não é óbvio nem depende de gerações, filiações, influências ou analogias manifestadas nos seus trabalhos. Em todas eles, o desenho surge como um questionamento do seu fazer de artistas, na intimidade do confronto que suscitam no contexto da Colecção da Fundação de Serralves, assim como de outras colecções institucionais e privadas que nela se encontram em depósito."

Comissariado: João Fernandes

Ver também:

      •     Acção de formação e visitas guiadas  

      •     Galeria  




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]