Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 260 
ontem: 420 
este mês: 1232 
este ano: 46352 
total: 2679083 
último:
 
actividades > diana bar

Lançamento do livro "Glossário ilustrado de pesca"




 

Dia 30 de Maio, sábado, às 17h00, na Biblioteca Diana-Bar.

Livro da autoria de Bento d'Assunção Leite, Capitão da Marinha Mercante. Apresentação da obra pela Professora Doutora Inês Amorim da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Biografia:

Nascido em Braga em 1929 muito novo foi para os Açores, mais precisamente Angra do Heroísmo, onde fez os estudos primários e o 1.º ano do liceu. Em 1940, já em Faro, prosseguiu os estudos fazendo no liceu o 5.º ano e completou-os em Braga com o 6.º ano. Já em Setúbal pretendeu inscrever-se na Escola Náutica mas como tinha passado o prazo aguardou um ano e em 1948 fez o exame e o Curso Elementar de Pilotagem que acabou em 1950. No ano seguinte embarcou, pela primeira vez, num arrastão da pesca do bacalhau onde se manteve sete anos e em 1958 embarcou como imediato, provisório, no navio «Cedros» da carreira inter-ilhas açoreanas e onde esteve sete meses depois do que entrou para a companhia Sociedade dos Armadores da Pesca de Arrasto para a pesca nas costas da Mauritânia e onde se manteve durante vários anos, pescando na Mauritânia, África do Sul, Angola e Guiné. Neste intervalo de tempo a companhia tinha-se fundido com outra e passou a ser Sociedade Nacional dos Armadores da Pesca de Arrasto. Em 1981, foi nomeado Director Comercial e da Frota constituída por 24 navios e em Janeiro de 1982 foi nomeado pelo Governo membro da Administração da Companhia. Passados meses foi decretada a sua extinção e foi nomeado membro da Comissão Liquidatária até pedir a demissão em 1988, quando se reformou. Em 1966, tirou o Curso Complementar da Escola Náutica que lhe conferiu a categoria de Capitão da Marinha Mercante. Em 1977, tirou o curso de Observador e de simulador de radar.
Membro da secção de Transportes da Sociedade de Geografia foi mais tarde assessor do Tribunal Marítimo de Lisboa até 1980, altura em que pediu a demissão por mudança de residência para Famalicão.

Obra:

Quando das minhas leituras chamou-me a atenção a existência de termos usados pelos pescadores que tinham significados diferentes conforme a região em que eram usados, por vezes localidades vizinhas. Achei um aspecto interessante e comecei a coleccioná-los e, por outro lado, pensei que seria interessante fazer pesquisa por todo o País. A partir daí foi uma procura de livros, documentos e teses que tratassem sobre a fala e os termos usados pelos pescadores, todos de âmbito local ou regional.  Nem sempre os meus pedidos foram atendidos no aspecto das teses que por vezes solicitava mas de qualquer modo o material foi-se acumulando e pensei fazer um livro para que esses termos não fossem esquecidos, mais ainda porque a pesca está em declínio.
Não pretendo que seja perfeito e completo, mas penso que é um conjunto de termos que tem o seu valor até por fazer lembrar esses trabalhadores despercebidos para a maioria das pessoas que nem se lembram nem fazem ideia dos sacrifícios que implicou a captura do peixe que eventualmente estejam a comer, por isso, também me revejo em todos que andam na faina da pesca e muitos sacrifícios passaram.
Para mim é um preito de homenagem a todos os pescadores que no dia a dia enfrentam perigos e sacrifícios que ninguém imagina.

Bento d'Assunção Leite




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]