Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

online:
hoje: 58 
ontem: 337 
este mês: 17184 
este ano: 75868 
total: 1592493 
último:
 
>
história local > personalidades > Flávio Gonçalves
Flávio Gonçalves [12/02/1929 - 19/05/1987]

Flávio Gonçalves [12/02/1929 - 19/05/1987]

Flávio Gonçalves [12/02/1929 - 19/05/1987]

Flávio Gonçalves [12/02/1929 - 19/05/1987]

Flávio Gonçalves [12/02/1929 - 19/05/1987]

[ bibliografia ]

[ In memorian ]

[ boletim bio-bibliográfico ]

[ + personalidades ]

 
biografia

Flávio Armando da Costa Gonçalves nasceu na Póvoa de Varzim em 12 de Fevereiro de 1929 e faleceu na cidade do Porto em 19 de Maio de 1987.

Historiador de Arte, Investigador e Professor Universitário. Personalidade humana e intelectual marcada por uma extrema paixão pelo trabalho científico assumido com rigor e escrúpulo singulares.

Licenciado em Ciências Historico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra foi docente na Escola Superior de Belas Artes e na Faculdade de Letras do Porto.

Estudioso da arqueologia e da etnografia, investigador criterioso e atento da história local, Flávio Gonçalves consagrou-se, sobretudo, como reputado historiador da arte portuguesa nos séculos XVII e XVIII.

A sua bibliografia, constituída por mais de trezentos trabalhos, testemunha bem o percurso original de uma obra onde avultam alguns dos melhores estudos que se publicaram entre nós sobre a iconografia religiosa, a azulejaria, a arquitectura e a talha portuguesa.

Em Flávio Gonçalves, para além da obra escrita, que pela sua extensão e qualidade pressupõe já uma extraordinária dedicação e esforço pleno ao trabalho, registe-se um intenso labor como conferencista e participante vivo e activo em numerosos Congressos e Colóquios realizados em Portugal e no estrangeiro. Foi um viajante infatigável, tendo percorrido todos os recantos do país no afã de descobrir, descrever e estudar, com minuciosa e criativa atenção, os valores do Património Cultural, Arquitectónico e Artístico Português.

Com a terra natal, Flávio Gonçalves travou sempre uma relação exigente de amor crítico, de que a sua epistolografia particular dá claros e sugestivos testemunhos; «A bibliografia legada sobre a Póvoa e seu concelho abarca os domínios da arqueologia, da epigrafia, da história, da talha e da emigração».

Foram modelares os contributos que deu às comemorações do I Centenário do Nascimento de Rocha Peixoto (1966), com destaque especial para a edição crítica das Obras completas do insígne etnógrafo poveiro.

Ao longo de mais de vinte anos dirigiu e foi o principal garante da continuidade do Boletim Cultural «Póvoa de Varzim». Devoção rara, onde sobressai o estímulo que deu ao aparecimento de um verdadeiro alfobre de estúdios da história local.

Não se reduz aqui a evocação e o reconhecimento da Vida e Obra de Flávio Gonçalves. Os próximos tomos do «seu» Boletim Cultural irão trazer novos depoimentos e estudos. Em tempo oportuno, certamente, os seus conterrâneos e amigos, com o apoio da autarquia poveira, saberão organizar um colóquio sobre a História da Arte Portuguesa em homenagem a um dos seus mais notáveis cultores: Flávio Gonçalves.

In: Homenagem a Flávio Gonçalves: 1 de Dezembro de 1989.
Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, 1989. 1 desdobr.



 












Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]