Manuel José Ferreira Lopes nasceu a 30 de Maio de 1943, no n.º 68 da Avenida Mousinho de Albuquerque, na Póvoa de Varzim. Filho de António Ferreira Lopes, nascido na Póvoa de Varzim e de Aline Ferreira Lopes, do Recife, Brasil. Neto paterno de José Ferreira Lopes e de Maria Moreira de Castro Lopes e neto materno de Manuel Ferreira Lopes e de Beatriz Monteiro Ferreira Lopes.
Em 1 de Agosto de 1965 foi admitido como funcionário da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto da Póvoa de Varzim, tendo assistido Flávio Gonçalves na organização das comemorações do Centenário do Nascimento de Rocha Peixoto. Homem de inegável saber e de cultura, foi o grande impulsionador da mudança das instalações definitivas da Biblioteca Municipal, bem como da reconstrução da Lancha Poveira do Alto. Foi Director do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim e também da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Colaborador assíduo em trabalhos de investigação de história local, foi coordenador do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”, onde publicou vários trabalhos. Das muitas exposições realizadas, destaca-se “Siglas Poveiras”, à qual foi atribuído o Prémio Internacional European Museum of the year Award, para a melhor exposição especial de 1980.
A 25 de Junho de 1994, o Município da Póvoa de Varzim atribuiu-lhe a Medalha de Prata de Reconhecimento Poveiro.
Faleceu a 14 de Agosto de 2006 na Póvoa de Varzim.
Manuel Lopes legou ao Município da Póvoa de Varzim a sua casa na Avenida Mousinho de Albuquerque e a sua biblioteca particular.