David José Alves nasceu na manhã do dia 18 de Junho de 1866 e faleceu na noite de 20 de Setembro de 1924.
Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1889. Foi deputado pelo Circulo Eleitoral de Bouças (Matosinhos), tendo chefiado na Póvoa de Varzim o Partido Regenerador. Era Cavaleiro da Ordem de Cristo e foi também Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Presidente da Liga Naval e da Associação dos Bombeiros Voluntários, Conservador do Registo Predial, Administrador do Concelho, Presidente da Câmara Municipal e Director do semanário noticioso «Estrela Povoense»
O Dr. David Alves foi um poveiro de larga visão conseguindo, com o auxílio de Conselheiro Campos Henriques, então Ministro e Secretario d’Estado das Obras Públicas, a cobertura do Esteiro, principal colector dos esgotos da Póvoa, melhoramento tão desejado e que muito beneficiou as condições sanitárias da nossa terra. Pugnou com todo o empenho, pela abertura da Avenida Mousinho de Albuquerque, arrojada iniciativa que denota a sua visão do futuro e tantos dissabores lhe acarretou. Construiu o Mercado Municipal, que tinha o seu nome e, hoje, restam apenas duas torres que tanto o embelezavam. A ele também se deveu a urbanização da Praia de Banhos e, igualmente do tempo de uma das suas gerências municipais, a reforma dos Paços do Concelho (1908-1910) e a construção da Cadeia Civil desta Comarca, no terreno antigo cemitério do Largo das Dores, tendo sido retirada do rés-do-chão do edifício da Câmara, em 1909.
A transformação do Instituto Municipal «Luís António» em Liceu, no ano de 1904, também se ficou a dever ao Dr. David Alves que, com o estímulo de entusiasmo posto nessa causa, desde há anos.
De referir também a acção notável que o Dr. David desenvolveu em 1904 no Congresso Nacional de Pescarias em Viana do Castelo, onde, com o Dr. António Silveira e António Francisco dos Santos graça (o «Graça brasileiro), defendeu os interesses dos pescadores poveiros. (…)
Quando faleceu o Dr, David Alves, a sua personalidade foi lembrada e homenageada na sessão camarária de 14 de Outubro de 1924, tendo-se o seu Presidente (Dr. Vasques Calafate) referido “ao falecimento do saudoso poveiro e grande homem de bem, Sr. Dr. David Alves, e às manifestações fúnebres prestadas à sua memória pela Câmara, que deixou mostrar quanto acima de paixões de facção está o respeito devido a quem soube impor-se durante toda a sua vida pela sua inquebrnatável linha de conduta e pelo seu inexcedível amor bairrista…”.
São extensas e numerosas as referências da imprensa local à personalidade do Dr. David Alves:
– O Comércio da Póvoa de Varzim. 11 de Dezembro de 1904, 12 de Outubro de 1924 e 16 de Setembro de 1944.
– O Progresso de 29 de Setembro de 1924
– O Liberal de 28 de Setembro de 1924
– A Tradição de 18 de Setembro de 1926
– Ideia Nova de 19 de Setembro de 1936
– Ala Arriba de 18 de Junho de 1926
É de registar, também, a referência que Rocha Peixoto faz ao Dr. David Alves em Beneméritos da Archeologia, na Revista Portugália, tomo II, Fasc. 4, Porto 1908, páginas 677-680 [transcrito em Póvoa de Varzim Boletim Cultural, Vol. III, nº2 (1964). Pp. 309-313].
BARBOSA, Jorge – Toponímia da Póvoa de Varzim. Póvoa de Varzim Boletim Cultural. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal, Vol. X, nº 1 (1971), p. 121-123.