Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 211 
ontem: 293 
este mês: 4722 
este ano: 74105 
total: 3411161 
último:
 
actividades > biblioteca

Mercado David Alves
110º da inauguração




 

O antigo mercado David Alves inaugurado em 1904, foi construído na zona sul da Praça Marquês de Pombal.

Esta praça, projectada e aberta em 1876, destinava-se a ser usada como mercado para venda de lenha e outros objectos, o que veio a acontecer em 1888. Nesse ano, a Câmara deliberou que fosse transferida a feira da lenha, matto e outros generos que actualmente eram expostos à venda na Praça do Almada (parte nascente), para o novo local a este fim destinado, sito na Rua da Silveira, denominado Praça Marquês de Pombal  [parte norte].

Nesta zona norte realizaram-se as feiras de gado e lenha até 1919, altura em que forma transferidas, definitivamente, para o Largo das Dores, para que se pudesse ajardinar a Praça Marquês de Pombal.

Impôs-se, como complementar ao bom entendimento do processo da construção do Mercado David Alves, uma breve referência aos mercados anteriores, existentes e/ou projectados, assim como à polémica da escolha do local para a nova edificação, que acabou por recair na referida praça.

O anterior mercado municipal (mercado de géneros e louças), localizava-se na parte poente da Praça do Almada, tendo sido aí instalado, por deliberação da Câmara, no ano de 1868.

Data deste ano um Projecto duma Praça de Mercado em parte da praça do Almada, com portões e gradeamentos em ferro, e um chafariz no centro. Trata-se de um mercado de ar livre.

O Projecto para a nova praça, sem data, apresenta o tipo de barracas, de madeira, a construir neste mercado.

Existiam mezas de louza para venda de hortaliças. As frutas eram vendidas em carros. Em barracas de lona vendiam-se vários artigos, como retalhos de fazendas. Este foi o mercado que serviu a povoação até 1904. Outros projectos para mercados existem, não tendo, no entanto, sido realizados. [...]

Tendo a Câmara decidido que se tornava urgente construir um novo mercado municipal, já que as condições higiénicas do Mercado da Praça do Almada não eram as melhores, procedeu-se à escolha do local mais apropriado. A zona sul da Praça Marquês de Pombal acaba por ser o lugar escolhido, depois de longa polémica, defendendo alguns que a nova edificação se deveria levantar no “Campo da Areia ou das Cobras”, terreno pertença do Município, comprado para aquele fim [...].

A eleição do “Campo das Cobras” para local do novo mercado insere-se na ideia, já defendida na época, de que em lugar dum único mercado central de grandes dimensões, seria mais vantajoso para a população a construção de dois edifícios, um localizado no tal Campo, tido como uma zona central, perto da Rua da Junqueira, e outro mercado situado no Bairro Balnear, na zona do Passeio Alegre, para servir os veraneantes na época de banhos e a classe piscatória no resto do ano.

O novo mercado da Praça Marquês de Pombal teria de ser amplo, bem delineado, com todos os modernos requisitos.

Ao projecto deste edifício esteve ligado um nome de importância capital para a história da arquitectura dos princípios do século XX – o arquitecto Ventura Terra. [...]

Grandes foram o impacto e as impressões causados pelo novo mercado municipal, tido de imediato como uma magnifica obra, um grande melhoramento que tanto honra a nossa villa, e embora a nova construção não seja luxuosa […] não deixa de ser elegante e ampla.

No entanto, não é em si o novo mercado que nos attrahe o maior elogio, visto que a sua construção, embora modesta, podia e devia ser mais perfeita. O que nos torna digno de todo o louvor é o que elle representa e, mais do que isso, o que elle nos póde utilisar [...] comtudo o conjuncto do novo mercado offerece um aspecto agradavél que, embellezando o local, contribue para o maior desenvolvimento do commercio.

Um banhista de Braga considerou mesmo que o novo mercado da Povoa, quanto a commodidades, está muito superior ao que temos aqui, apesar d’esta terra [Braga] ser uma cidade, e a Povoa uma villa. A designação de “Mercado David Alves” foi aprovada em sessão camarária a 18 de Abril do mesmo ano, procedendo-se depois à colocação nas esquinas do edifício das placas com a respectiva denominação.

Assim os elogios e os louvores tecidos ao novo mercado dirigiam-se muito particularmente a esta figura poveira, o Dr. David Alves que foi a alma de toda esta proveitosa obra.

Sandra Maria Araújo de Amorim - Torreões do antigo Mercado David Alves: história do edifício e projecto de recuperação-remodelação. Porto: FLUP, 1994. p. 4-13.



Partilhar

De 31 de Janeiro a 28 de Fevereiro

Na Bibioteca Municipal

Ver também:

      •     Folheto  




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]