Imprimir esta página   Enviar esta página por e-mail   Consultar estatística do site   Contactar serviços
Flash Menu Placeholder.





















<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental
Póvoa de Varzim
boletim cultural
exposição documental
<i>Póvoa de Varzim</i> boletim cultural exposição documental

As minhas sugestões
As minhas sugestões As minhas sugestões PDF

A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra
A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão
Guia 501 filmes para ver durante a vida. Última versão Guia <b>501 filmes para ver durante a vida</b>.    Última versão PDF

Filmes DVD entradas em 2018
Filmes DVD
entradas em 2018
Filmes DVD entradas em 2018 PDF

online:
hoje: 878 
ontem: 500 
este mês: 16186 
este ano: 66165 
total: 3403221 
último:
 
actividades > biblioteca

Ventura Terra - mostra documental




 

No passado sábado, dia 8 de outubro, a obra de Ventura Terra no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do arquiteto.

Ventura Terra deixou uma obra notável no domínio dos equipamentos urbanos, como a primeira creche lisboeta, a Maternidade Dr. Alfredo da Costa, os liceus Pedro Nunes e Maria Amália Vaz de Carvalho, o edifício do Banco Totta & Açores, o Teatro Politeama, obras construídas na capital, o Teatro-Club e o Hospital Valentim Ribeiro, ambos em Esposende, o Palace Hotel de Vidago, concluído após a sua morte. A sua ligação à Póvoa de Varzim prende-se com a atribuição da autoria do projeto do Mercado David Alves, na moradia da Av. Mouzinho de Albuquerque e no Projeto de monumento a Francisco de Almada e Mendonça, Eça de Queirós, Rocha Peixoto, Sacra Família e Gomes de Amorim (não construído).

Ventura Terra, de seu nome completo Miguel Ventura Terra, nasceu em Seixas, Caminha, no dia 14 de Julho de 1866 e faleceu em Lisboa a 30 de Abril de 1919.
Notável arquitecto, formou-se na Academia Portuense de Belas-Artes (Escola de Belas-Artes do Porto), em 1881-1886, tendo depois trabalhado em Paris com Victor Laloux, onde foi premiado com várias medalhas e menções honrosas pelos trabalhos lá realizados.
Ganhou grande nomeada como um dos nossos melhores arquitectos, tendo sido autor de muitas e notáveis obras, tanto em Lisboa como noutras localidades e até no Brasil. Galardoado com numerosos prémios, entre eles o Valmor (de Arquitectura), torna-se difícil explanar toda a sua obra. De entre as mais importantes, registem-se as seguintes: Remodelação do velho Palácio de S. Bento, com destaque para a sala da Câmara dos Deputados e a Fachada dessa Assembleia Nacional [...]; Dois Pavilhões de Portugal para a exposição de Paris (1900); Vários prédios em Lisboa [...]; Os Liceus de Camões, de Pedro Nunes e de Passos Manuel (1907-1909); a Maternidade do Dr. Alfredo da Costa (1908); o Teatro Politeama (1912-1913); o restauro e acabamento do Palácio da Brejoeira em Monção. O Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo (1903).
É da sua autoria o Mercado do Dr. David Alves, na nossa terra, inaugurado na Praça do Marques de Pombal, no dia 31 de Janeiro de 1904 e que tomou o nome de Mercado do Dr. David Alves, por deliberação camarária de 18 de Abril de 1904. Tratou-se de um grande melhoramento para a época. Era quadrangular, a céu aberto, com quatro torreões aos cantos.
Depois da construção do actual Mercado, com o mesmo nome e situado na parte norte da mesma Praça do Marquês de Pombal, trabalho do arquitecto poveiro Alfredo de Campos Matos, inaugurado há cerca de duas décadas, o antigo Mercado ficou desactivado, e foi, depois demolido em grande parte, para aumento do jardim ali existente. Dele ficou apenas a ala sul, com dois torreões unidos por murete gradeado e portão ao meio. Presentemente estes dois torreões estão a ser restaurados e convenientemente recuperados (este texto está a ser escrito em Maio de 1997), para novas funções.
Jorge Barbosa - Toponímia da Póvoa de Varzim.
Póvoa de Varzim Boletim Cultural, vol. XXXIII (1996-1997), p. 257-258.



Ver também: Documentário Ventura Terra - Projetar a Modernidade da RTP.



De 6 a 31 de outubro 2016

Na Biblioteca Municipal

Ver também:

      •     Mercado Municipal - nos 110º anos da inauguração  

      •     Folheto  

      •     Mostra documental - galeria de Imagens  

      •     Exposição “Ventura Terra” - Palácio de São Bento  

      •     Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto  

      •     150 Anos do Arq. Ventura Terra - facebook  




 
Biblioteca Municipal
Rocha Peixoto

Rua Manuel Lopes
4490-664 Póvoa de Varzim

+351 252 616 000
biblioteca@cm-pvarzim.pt


<b>Biblioteca Municipal  Rocha Peixoto</b>  Rua Manuel Lopes  4490-664 Póvoa de Varzim   +351 252 616 000  biblioteca@cm-pvarzim.pt













Ano Europeu do Património Cultural 2018
Ano Europeu do Património Cultural 2018 Ano Europeu do Património Cultural 2018

Repositório Digit@l  João Francisco Marques
Repositório Digit@l
João Francisco Marques
Repositório Digit@l  João Francisco Marques



Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l
ROCHA PEIXOTO
Repositório Digit@l  ROCHA PEIXOTO

saber mais
saber mais saber mais

biblioteca | início  
...
  Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
 
. | . | .

[ (c) 1995-2016 Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Póvoa de Varzim ]